Nomes de antialérgicos
Tanto a desloratadina quanto a fexofenadina são anti-histamínicos mais novos, de segunda-geração. Ambos têm um efeito clínico excelente e muito semelhante em pacientes com rinite alérgica: aliviam a coceira, os espirros, a coriza e a obstrução nasal.
Por esse motivo são os mais indicados para tratar a rinite alérgica.
Remédios caseiros para rinite
A congestão nasal, conhecida popularmente como nariz entupido, é um sintoma frequente que geralmente aparece em quadros de gripes, resfriados, rinite, sinusite e alergias alimentares. Esse desconforto acontece devido a um inchaço na mucosa nasal deixando o nariz obstruído internamente.
Chá para gripe e resfriado: 6 infusões poderosas para se curar mais rápido
Posicione os quatro dedos das duas mãos na nuca e use os dedões para pressionar os pontos ao lado do nariz. Enquanto faz a pressão, puxe levemente os pontos para trás, no sentido das orelhas, como se estivesse abrindo as aberturas do nariz.
Para desentupir o nariz do bebê existem alguns recursos, como por exemplo pingar algumas gotinhas de soro fisiológico em cada narina, ou mesmo tomar um banho morno porque isso ajuda a fluidificar as secreções, desentupindo o nariz de forma natural.
De acordo com Barros, doenças respiratórias, como a sinusite e a rinite, sempre aumentam a secreção do muco. "Asma, amidalite, bronquite, gripe, pneumonia e resfriado, todas elas aumentam a quantidade de catarro produzida pelo corpo", destaca, acrescentando que essas doenças geralmente provocam congestionamento nasal.
A secreção nasal é um problema extremamente comum. O muco ou catarro é produzido por pequenas glândulas que ficam abaixo da mucosa, camada que reveste internamente as vias aéreas. O muco é composto por água (90 a 95%), glicoproteínas, sais e restos celulares.
Quando estiver verde, o catarro é indício de uma infecção bacteriana, como amigdalite e pneumonia, mas se estiver amarelado, indica o desenvolvimento de rinite, sinusite e laringite.