5 palavras que não pode usar na redação do Enem de jeito nenhum
Porém, quando se trata de como fazer uma citação na redação do Enem ou outros vestibulares e concursos, fica muito mais fácil: basta referenciar o autor antes ou após a citação e colocá-la entre aspas, quando se tratar de uma citação direta.
Assim como as referências, os exemplos podem ser muito úteis em seus textos, mas não se esqueça que um ou dois exemplos já são mais suficientes para sua redação. Não use exemplos em partes de seu texto que já são bastante compreensivas, não é necessário exemplificar algo que o examinador facilmente entenderá.
ex: É preciso reconhecer os principais problemas, como tempo de casa e hora trabalhada, por exemplo. Nesse período, o uso conjunto de “como” e “por exemplo” está correto, porque a repetição de sentidos reforça a ideia de que “tempo de casa” e “hora trabalhada” são apenas dois dentre vários “problemas”.
Por exemplo: Conectivos que expressam ideia de soma: e, nem, também, não só… mas também, assim como, como também, ademais, outrossim, além disso, etc. Conectivos que expressam ideia de conclusão: logo, portanto, então, assim, enfim, por isso, por conseguinte, de modo que, etc.
O pronome relativo onde, segundo a norma culta, só pode ser usado quando se refere a lugares físicos, olhe o exemplo: A escola onde estudo será reformada. Ele é chamado de pronome porque é a palavra que se usa em lugar do nome, ou seja, nesse caso, o onde retoma seu antecedente, escola.
Parágrafos: Uma redação de 20 a 30 linhas deve conter, no mínimo, quatro parágrafos e, no máximo, cinco. Um parágrafo para introdução, de dois a três parágrafos de desenvolvimento, e um para a conclusão. 5. Objetividade: Não se esqueça da objetividade: o enfoque do assunto deve ser direto, sem rodeios.
Saiba o que é essencial em cada parágrafo da redação
Um parágrafo não deve ser muito longo, 5 ou 6 linhas é o ideal para uma boa compreensão de quem vai ler o texto, o uso correto da vírgula também facilita a leitura e torna o texto mais agradável.
Uma redação deve ter um começo, um meio e um fim, e o nome técnico de sua estrutura é introdução, desenvolvimento e conclusão.