De acordo com o valor da razão (q), podemos dividir as Progressões Geométricas (PG) em 4 tipos:
Dado um termo qualquer de uma PA, a média aritmética entre seu sucessor e antecessor é igual a esse termo. Exemplo: Considere a progressão (-1, 2 , 5, 8, 11) e o termo 8. A média entre 11 e 5 é igual a 8, ou seja, a soma do sucessor com o antecessor de um número na PA sempre é igual a esse número.
Qual é a quantidade de elementos da PG finita (1, 2, 4, …), sabendo que a soma dos termos dessa PG é 1023? Essa PG finita possui dez elementos.
O que são PA e PG? PA e PG são sequências finitas ou infinitas de números que seguem uma lógica ou razão. PA é a sigla para progressão aritmética, enquanto PG significa progressão geométrica.
Uma PG é crescente quando cada termo, a partir do segundo, é maior que o termo que o antecede. ... é uma PG decrescente de razão q = . Uma P.G. é constante quando todos os seus termos são iguais.
Numa P.G. com número ímpar de termos, o quadrado do termo médio é igual ao produto dos extremos. O produto dos termos eqüidistantes dos extremos de uma P.G. é igual ao produto desses extremos.
CLASSIFICAÇÃO DE UMA PROGRESSÃO GEOMÉTRICA As progressões geométricas podem ser classificadas em quatro categorias: crescente, decrescente, constante e alternada. Tudo depende do valor do termo a1, ou seja, do primeiro termo de cada sequência, e também de sua razão q.
Uma sequência pode ser classificada quanto à quantidade de seus elementos como finitas ou infinita. crescente se an+1≥an. decrescente se an+1≤an.
Verificado por especialistas Já sabemos que (primeiro termo) = 1 e que q (razão*) = 2, pois 4/2 = 2 e 2/1 = 2. Então, podemos trabalhar com a fórmula da seguinte maneira: Portanto, o décimo termo da P.G é 512.
O oitavo termo de uma PG é 256 e o quarto termo dessa mesma PG é 16.
O oitavo termo de uma PG é 256 e o quarto termo dessa mesma PG é 16.
Resposta. 512 . 1/2 (5) logo a6 = 512 .
Resposta. O oitavo termo da PG dada é 49152. Explicação passo a passo: Temos a PG (3, 12, 48, ...).