A Pré-História é, basicamente, dividida entre Paleolítico, Mesolítico (período intermediário) e Neolítico.
A produção da divisão do tempo em períodos ocorre em decorrência da busca por uma melhor divisão e estudo da história bem como do tempo geológico, permitindo a separação entre os fenômenos que levaram ao surgimento do mundo atual.
Tradicionalmente, os historiadores dividem a História em cinco grandes períodos: Pré-História, Idade Antiga ou Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Essa divisão foi muito criticada. As sociedades são diferentes em cada uma dessas épocas.
Quando dentro da história ela se divide em : Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea (onde atualmente vivemos). A idade Antiga começa quando o homem aprende a escrever ou quando a História começa. A Idade Média começa com a queda do Império Romano (parte ocidental).
O Paleolítico é marcado pelas condições rústicas em que os hominídeos sobreviviam. Primeiramente, essa sobrevivência dependia da caça de animais e da coleta de frutos e raízes na natureza. Esse estilo de vida baseado na caça, pesca e coleta significa que o homem era nômade, isto é, mudava-se sempre de lugar.
Entre dez e doze mil anos atrás, durante a pré-história, no período do neolítico ou período da pedra polida, alguns indivíduos de povos caçadores-coletores notaram que alguns grãos que eram coletados da natureza para a sua alimentação poderiam ser enterrados, isto é, "semeados" a fim de produzir novas plantas iguais às ...