Além dos sintomas, é possível diagnosticar a intolerância, através de exames como:
Sintomas comuns da alergia a trigo
Um dado interessante: os alimentos em geral levam 18 horas da mastigação até a eliminação pelo reto. Alimento com o glúten leva 26 horas. Consumido em excesso vai retendo cada vez mais toxinas no organismo e promovendo a dibiose, que é a alteração da flora normal, com fermentação e retenção de líquidos.
Chás diuréticos e anti-inflamatórios como hibisco, por exemplo, podem ajudar a limpar seu organismo mais rapidamente. Assim que conseguir se alimentar consuma frutas ricas em enzimas como abacaxi, mamão papaia, ameixa, figo.
O glúten engorda? Os alimentos com glúten que engordam são principalmente aqueles que também têm gordura como ingredientes, como é o caso dos bolos, das bolachas e dos biscoitos, por exemplo.
Devem ser evitados os alimentos que contenham GLÚTEN, que é uma proteína presente nos seguintes alimentos: trigo, aveia, centeio, cevada e malte. Devem ser evitados TODOS os pães, biscoitos, bolos, macarrão que contenham farinhas ou grãos integrais e derivados de trigo, aveia, centeio, cevada e malte.
Arroz, milho, soja, feijões, lentilha, grão-de-bico, sorgo, quinoa, painço, trigo sarraceno, araruta, amaranto, teff, linhaça, chia, aveia sem glúten e gergelim são exemplos de grãos que estão liberados na alimentação sem glúten. Atenção: Grãos em silos contêm alta possibilidade de estarem contaminados, tome cuidado.
No entanto, é necessário tomar certos cuidados, pois algumas versões de arroz - como o multigrãos, que vem com soja, lentilha e sementes de girassol - podem sim conter glúten. Por isso, o ideal é se ater aos tipos de arroz mais básicos, como o arroz, parboilizado e integral.
Os alimentos que não contém glúten em sua composição são: