Objetivos Gerais promoção, prevenção e assistência e recuperação da saúde em todo o território brasileiro. Contribuir para a redução da morbidade e mortalidade feminina no Brasil, especialmente por causas evitáveis, em todos os ciclos de vida e nos diversos grupos populacionais, sem discriminação de qualquer espécie.
A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher - PNAISM foi elaborada em 2004, a partir de diagnóstico epidemiológico da situação da saúde da mulher no Brasil e do reconhecimento da importância de se contar com diretrizes que orientassem as políticas de Saúde da Mulher.
Atenção a estes princípios! Letra D – Nos campos de ação da PNAISM estão incluídos os Direitos sexuais e reprodutivos com ênfase na melhoria da atenção obstétrica, o planejamento familiar, a atenção ao abortamento inseguro, o combate à violência doméstica e sexual.
O Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM) foi criado em 1984 com a proposta de descentralização, hierarquização e regionalização dos serviços, incluindo ações educativas, preventivas, de diagnóstico, tratamento e recuperação.
Resumo O Programa de Assistência Integral à Saúde Mulher (PAISM) foi lançado pelo Ministério da Saúde em 1983, sendo anunciado como uma nova e diferenciada abordagem da saúde da mulher.
O PAISM incorporou como princípios e diretrizes as propostas de descentralização, hierarquização e regionalização dos serviços, bem como a integralidade e a eqüidade da atenção, num período em que, paralelamente, no âmbito do Movimento Sanitário, se concebia o ar- Page 17 17 cabouço conceitual que embasaria a ...
POR QUE A ENFERMAGEM DEVE CONHECER O PAISM? A principal contribuição do profissional de saúde para o atendimento da população feminina é prestar diariamente uma assistência humana e que considera os diferentes perfis de mulheres e suas necessidades.
Saúde do Idoso; Redução da mortalidade infantil e materna; Promoção da Saúde; Controle do câncer do colo do útero e da mama; Fortalecimento da Atenção Básica.
“A PNAISM consolidou os avanços do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM), de 1984, que redefiniu a agenda relativa à saúde da mulher, ampliando o leque de ações, até então focadas na assistência ao ciclo gravídico-puerperal, para incluir outros aspectos relevantes da saúde da população feminina, ...
A falta de acesso à informação sobre os estágios do parto, cuidados necessários e possibilidades de atendimento também é um problema no país. Por isso, a dedicação do profissional de saúde em esclarecer as dúvidas da mulher é tão importante para garantir que o parto seja um momento especial na vida da paciente.
Princípios da Rede Cegonha:
A mulher tem o direito a um acompanhante durante o parto e atendimento especial no caso de uma gravidez de risco. Além disso, a estratégia garante atenção humanizada às mulheres em situação de abortamento.
A Rede Cegonha é uma rede de cuidados que assegura: às mulheres: o direito ao planejamento reprodutivo, a atenção humanizada à gravidez, parto, abortamento e puerpério. às crianças: direito ao nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento saudáveis.
A Rede Cegonha é uma estratégia inovadora do Ministério da Saúde que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério e às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e ao desenvolvimento ...
Por seu impacto na melhoria da assistência pré-natal e na redução da mortalidade materna, a atuação qualificada da Enfermagem obstétrica é um dos pilares da Portaria 1.
1° A Rede Cegonha, instituída no âmbito do SistemaÚnico de Saúde, consiste numa rede de cuidados que visa assegurar à mulher o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizadaà gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como à criança o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e ao desenvolvimento saudáveis, ...
Para cadastrar usuário(s) responsável(is) pela alimentação de informações no SISPART – Módulo Rede Cegonha, é necessário que o município tenha Fundo Municipal de Saúde constituído, com CNPJ e senha válidos e cadastrados nos Sistemas de Informação do Fundo Nacional de Saúde.
Para cadastrar-se, é necessário ter o cartão SUS. Caso a gestante não o tenha, é preciso apresentar RG e comprovante de residência para que o cartão seja emitido.
Para ter acesso à Rede Cegonha, basta a gestante procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Em julho, o Ministério da Saúde lançou o Guia dos Direitos da Gestante e do Bebê.
A Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência busca ampliar o acesso e qualificar o atendimen- to às pessoas com deficiência temporária ou permanente; progressiva, regressiva, ou estável; intermitente ou contínua no Sistema Único de Saúde (SUS).
Definir que habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência e a promoção de sua inclusão à vida comunitária “é um processo que envolve um conjunto articulado de ações de diversas políticas no enfrentamento das barreiras implicadas pela deficiência e pelo meio, cabendo à assistência social ofertas próprias para ...
Art. 2º Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
PcD
Os deficientes muitas vezes não são tratados da maneira que deveriam ser, são tratados com ofensas e até mesmo desigualdade na forma de tratamento da sociedade. As pessoas infringem as leis de benefício dos deficientes, tais como: vagas de estacionamento, filas preferenciais e muitas outras.
Pessoas com necessidades especiais e pessoa portadora de deficiência são dois termos utilizados amplamente para denominar indivíduos deficientes. ... Segundo a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito das Pessoas com Deficiência, o termo correto para designá-las é PcD.
Portadores de NecessidadesEspeciais são aqueles que apresentam ausência ou deficiência de estrutura ou função psíquica, fisiológica ou anatômica. Podendo ser visual, motor, mental e auditiva. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) pelo menos 10% da população é constituída de pessoas com algum tipo de deficiência.
Deficiente é um termo pejorativo que normalmente é associado à ineficiência, e pessoa com necessidades especiais é um conceito muito mais amplo, englobando idosos, grávidas e outras pessoas que possam ter dificuldade para realizar alguma atividade, estas podem ter necessidades especiais para terem mais segurança, ...
Os termos portador de deficiência, portador de necessidades especiais (PNE) e pessoa portadora de deficiência (PPD) não são os mais adequados. No lugar deles, recomenda-se usar "pessoa com deficiência" ou "PcD". A sigla PcD é invariável. ... - Podemos usar "que tem deficiência" ou "que nasceu com deficiência".