Resposta. Explicação: É o praticante do Jiu. No Brasil a gente também chama de Jiu Jiteiro e não ofensivo, só é informal.
Jiujitsuka (formal). Jiu Jiteiro (coloquial).
Significado de jiujiteiro: Praticante de Jiu Jitsu (arte marcial) nos modos mais profundos.
Rolar/Dar um rola: é como se chama a luta propriamente dita. O mesmo que lutar jiu-jitsu. Usado na seguinte frase “Vamos dar uma rola?”, “bora pro rola”. Soltinho: um treino técnico, só de troca de movimentos, teoricamente sem finalizações.
Seja da forma oriental em reverência, ou ocidental ao apertar as mãos, sempre acompanhado do gesto, dizemos “Oss”. É uma demonstração de respeito, não imposta por hierarquia, mas sim pela admiração, pelo prazer da companhia, por simpatia, confiança. É também uma demonstração de respeito por si mesmo.
Japão
Mitsuyo Maeda
O Jiu Jitso foi trazido ao Brasil em 1915, pelo japonês Esai Maeda Koma, ou, como ficou conhecido, Conde Koma. Em 1916, esse japonês conheceu Gastão Gracie, que se tornou um entusiasta do jiu-jitsu. ... Assumiu a profissão de lutador e professor de Jiu Jitsu, e, aos 19 anos mudou-se com a família para o Rio de Janeiro.
Mas os grandes responsáveis pela introdução da modalidade no mundo esportivo foram os gregos. A luta começou a ser disputada nos Jogos da Grécia Antiga no século 7 a.C.. ... O modelo de luta dos gregos inspirou os franceses a criar, no início do século 19, o estilo hoje conhecido como luta greco-romana.
O Huka-Huka é uma luta similar ao wrestling: sem golpes traumáticos, baseada em quedas, imobilizações e chaves. A luta é se inicia com os atletas de joelhos, onde os lutadores ficam frente a frente, ajoelham-se e giram de forma circular em sentido horário. Eles se encaram e começam a luta.
O objetivo é levantar o oponente e depois levá-lo ao chão. Fora de competições, o huka-huka é um ritual tradicional para testar a força de jovens índios. Geralmente, é feito após o Quarup, ritual Xingu de homenagem aos mortos.
Os povos indígenas foram vitimados por três tipos de violência: militar (ataques por armas e propagação de epidemias); econômica (destruição do sistema comunitário e escravização) e cultural(imposição da religião e dos costumes europeus).