Passo a passo:
Repente: Compreende uma arte brasileira que é baseada no improviso realizado em sua forma cantada, de forma alternada, em que dois cantores participam do processo. O slam pode ser apresentado como eventos que as batalhas são realizadas em formas de versos, o que diferencia essa arte da citada acima.
Repente (conhecido também como Cantoria) é uma arte brasileira baseada no improviso cantado, alternado por dois cantores, daí o nome repente. ... Há dezenas de modalidades do repente, entre elas a sextilha, gabinete, o martelo agalopado e o galope à beira-mar.
O Cordel é uma expressão literária em versos. ... Já o Repente é essencialmente oral, apresentando-se nas cantorias, com os cantadores ou violeiros exibindo, além do talento para criar versos, domínio da viola e dotes vocais. Também vem sendo difundido na Internet, em vídeos e em áudio.
Desta vez, a questão é qual é a forma correta de se escrever essa expressão: de repente ou derrepente? Dica: só uma delas existe! Qual é a forma correta? De acordo com o dicionário Michaelis, a expressão correta para indicar uma situação que aconteceu de súbito é "de repente", que é uma locução adverbial.
O embolador é um repentista, assim como o são o violeiro ou o aboiador, que se utilizam de técnica e instrumentos diferentes.
Resposta. Resposta: A cantoria ou repente é o estilo literário do cordel cantado com viola ou rebeca. ... Já a embolada é o mesmo cordel cantado com o acompanhamento do pandeiro.
O repente ou cantoria é uma arte poético-musical comum no Nordeste do Brasil e caracteriza-se pela improvisação de estrofes, ou seja, pela sua composição no momento da apresentação. Cantando sempre em duplas, ao improvisar versos os repentistas dialogam um com o outro e com os ouvintes.
No nordeste encontram-se muitas manifestações artísticas de improviso musicalizados, sendo os mais conhecidos a embolada e o repente de viola. O repente de viola tem sua origem na África árabe, de onde vieram os instrumentos de corda e a poética do improviso, calcados na tradição cultural da oralidade.
Consiste em uma dupla de "cantadores" que, ao som enérgico e "batucante" do pandeiro, montam versos bastante métricos, rápidos e improvisados a dupla com versos Rimados. O parceiro deve improvisar uma resposta rápida e ao mesmo tempo bem bolada. Caso não consiga, seu par é coroado triunfante.
1. Que ou pessoa que diz ou faz as coisas de repente.
repente é um gênero de poesia cantada presente em todos os estados do Nordeste do Brasil, e naqueles que receberam imigrantes nordestinos. Em duplas, os cantadores se enfrentam, alternando-se na criação de estrofes, a partir de rígidas regras de métrica e rima e respeitando a exigência de coerência temática (oração).
Resposta. Resposta: Que as aparências podem enganar. Explicação: As aparências enganam, Impor rótulos às pessoas, pré-concepções são mitos, quase sempre infundados, e acabam distorcendo as relações.
[1] A origem do repentista brasileiro tem suas raízes na região de Teixeira, na Paraíba, século XIX. O repente possui diversos modelos de métrica, predominando os versos heptassílabos e decassílabos. ... O extremo rigor quanto à métrica e à rima perfeita são característicos na Cantoria dos repentistas violeiros.
Resposta. Resposta: Os autores do cordel são conhecidos como cordelistas. Já os do repente são conhecidos como repentistas.
LEI Nº 12.
Resposta. Resposta: A sextilha, gabinete, o martelo agalopado e o galope à beira-mar.