Você sabia que existem 3 tipos de auditorias?
Auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental, subsidiar os mecanismos de responsabilização por ...
A auditoria tem por objetivo averiguar a exatidão dos registros contábeis e das demonstrações contábeis no que se refere aos eventos que alteram o patrimônio e a representação desse patrimônio.
A auditoria de gestão fornece uma análise profunda da empresa ou organismo auditor e, o mais importante, determina a aptidão da equipe, incluindo uma avaliação individual de cada executivo e sua adequação à estratégia da organização.
Uma auditoria de conformidade é um processo sistemático para obter e avaliar objetivamente evidência quanto se um determinado objeto está em conformidade com as normas aplicáveis identificadas como critérios.
O Programa de Verificação da Conformidade objetiva verificar a permanência da conformidade de um produto aos requisitos técnicos especificados no Regulamento de Avaliação da Conformidade (RAC), de produtos com conformidade avaliada comercializados no mercado consumidor.
Atender às preocupações sociais, estabelecendo uma relação de confiança para o consumidor de que o produto ou serviço está de acordo com os requisitos especificados e, simultaneamente, não tornar-se um problema para a produção, não envolvendo mais recursos do que aqueles que a sociedade está disposta a investir.
Auditoria de Adequação No processo de certificação, uma auditoria de adequação se limita tipicamente à análise crítica dos documentos do sistema de gestão que normalmente, de forma suficiente, delinearia o sistema de gestão da organização.
Auditoria de processos é a avaliação das práticas de negócio de uma organização. Ela parte da premissa de que o processo estabelecido já foi pensado, aprovado e trará a performance e a segurança necessária para o negócio.
A American Society for Quality (ASQ) define uma auditoria de produto como: "Um exame de um produto ou serviço específico (hardware, material processado, software) para avaliar se ele está em conformidade com os requisitos (isto é, especificações, padrões de desempenho e requisitos do cliente)".
Certificação: é a primeira auditoria oficial da empresa na norma escolhida. ... Ao término da auditoria, o auditor pode ou não recomendar a empresa para a certificação, sendo a decisão final tomada por um comitê imparcial do organismo certificador. Todos os requisitos da norma são integralmente auditados nesta auditoria.
Na auditoria interna da qualidade da ISO 9001, será necessário comprovar que a organização atende a todos requisitos da norma ISO 9001. Caso seja contratado um profissional de fora, um auditor interno poderá visitar a empresa solicitante (ou não) para checar possíveis ajustes a serem realizados.
As auditorias de 1ª parte são as auditorias internas. Elas geralmente são realizadas pela própria empresa, que seleciona os colaboradores qualificados para auditar. ... Isso ocorre porque a auditoria identifica quais itens não são atendidos.
Definição: Uma auditoria dos seus próprios sistemas, processos e procedimentos que será realizada pela própria organização. Objetivo: Assegurar a manutenção, o desenvolvimento e eficácia do sistema de gestão e obter informações para a melhoria contínua do Sistema de Segurança e Qualidade de Alimentos.
Uma auditoria da qualidade é uma ava- liação planejada, programada e documenta- da, executada por pessoal independente da área auditada, a fim de verificar a eficácia do sistema de qualidade implantado, através da constatação de evidências objetivas e da iden- tificação de não-conformidades, servindo como mecanismo de ...
A auditoria de software é um processo de revisão e detalhamento dos recursos utilizados. ... O procedimento tem o objetivo de garantir que as ferramentas estejam em conformidade com a segurança e integridade do negócio.
Ou seja, uma auditoria interna para certificação da qualidade tem o objetivo de fornecer informações sobre o sistema de gestão da qualidade, preparando a empresa para a norma ISO 9001 e deixando indicações para a melhoria contínua dos processos.
A Auditoria Interna tem por finalidade desenvolver um plano de ação que auxilie a organização a alcançar seus objetivos adotando uma abordagem sistêmica e disciplinada para a avaliação e melhora da eficácia dos processos de gerenciamento de riscos com o objetivo de adicionar valor e melhorar as operações e resultados ...
O auditor interno deve ter o máximo de cuidado, imparcialidade e zelo na realização dos trabalhos e exposição das conclusões, para tanto é necessário autonomia e credibilidade para poder revisar e avaliar políticas e planos, procedimentos, normas, operações e registros, imprimindo qualidade excepcional aos seus ...
A auditoria interna presta avaliação ao examinar e reportar sobre a eficácia dos processos de governança, de gerenciamento de riscos e de controle desenvolvidos para ajudar a organização a alcançar seus objetivos estratégicos, operacionais, financeiros e de conformidade.
Ela serve para resguardar o patrimônio, contra danos ou riscos provocados por erros e irregularidades. Por isso é de extrema importância que a precisão e a confiabilidade das informações contábeis para a tomada de decisões.
O objetivo geral da Auditoria Interna é avaliar e prestar ajuda a alta Administração e desenvolver adequadamente suas atribuições, proporcionando-lhes análises, recomendações e comentários objetivos, acerca das atividades examinadas. ... A Auditoria Interna é mais uma função assessorial que de linha.
O trabalho do auditor é extremamente importante, já que permite analisar, certificar e, caso necessário, sugerir correções dos procedimentos da administração ao longo do tempo. Além disso, a sua prática é associada à ideia de boa governança, o que passa credibilidade.