Com a ascensão de "Alexandre, O Grande" na conquista de terras em várias partes do mundo, deu-se o início a um novo grupo de filósofos, chamados helenistas....Os filósofos da época helenista
O Cinismo é uma corrente filosófica que pregava o total desprezo pelos bens materiais e o prazer. Para os cínicos, a filosofia moral não poderia estar separada do modo de vida dos filósofos. ... O termo Cinismo tem origem no grego kynismós, que significa "como um cão" e reflete a forma de vida dos adeptos dessa filosofia.
Acreditavam que a felicidade estaria relacionada a uma vida simples, em acordo com a natureza, e sem as complexidades das regras e valores sociais. Os cínicos eram, então, pessoas que desprezavam os ordenamentos sociais e viviam em circunstâncias consideradas degradantes para um grego, assemelhando-se a animais.
Por exemplo: “O cinismo do presidente é repugnante: está sempre a gabar-se de lutar pelos pobres, mas permitiu que fossem despedidos aqueles 100.
adjetivo Que expressa cinismo, desprezo pelas normas sociais ou pela moral vigente; imoral. [Figurado] Repleto de fingimento; desfaçatez: aluno muito cínico. ... [Filosofia] Que faz referência a ou seguidor do cinismo, da filosofia de quem desprezava ou se opunha a conveniências morais ou regras sociais; escola cínica.
Segundo o minidicionário Larousse, “cínico é uma pessoa desavergonhada, debochada, sem amor, sem pudor, descarado, alguém que não tem senso de respeito.
Como se livrar do cinismo
Como lidar com pessoas falsas na família
O indivíduo dissimulado age como uma voz na sua cabeça, tentando mudar a forma como você vê os outros e como atua em seu trabalho. É aquela pessoa que está o tempo todo falando mal dos outros e ressaltando seus pontos negativos, em especial se forem pessoas importantes para você.
adjetivo Que esconde seus defeitos ou se faz de inocente e tem um comportamento contrário àquilo que realmente é; que oculta suas reais intenções, se fingindo de bobo; enganador ou dissimulado. substantivo masculino Indivíduo fingido; pessoa que é dissimulada; manhoso. Etimologia (origem da palavra sonso).
adjetivo Que dissimula, que esconde ou oculta seus reais sentimentos e intenções. Que é fingido, falso, hipócrita: sempre foi dissimulada e sonsa.