Uma vantagem muito importante das holdings familiares é o planejamento tributário. ... Já a elisão é um planejamento tributário feito para que haja redução de carga de impostos, de forma legal. É nessa característica que as holdings se destacam. Um exemplo é que os lucros são distribuídos para os sócios proporcionalmente.
A holding familiar é uma empresa criada com o intuito de controlar o patrimônio de uma ou mais pessoas físicas de uma mesma família que possuam bens e participações societárias em seu nome. ... A holding é constituída geralmente na forma de sociedade limitada e pode ser pura ou mista.
Essa realidade impede interferências de familiares na coordenação e, em caso de óbito, a sucessão é efetuada de maneira correta, pois evita atritos entre os membros da organização. Além disso, a holding familiar é utilizada para manter a organização dos procedimentos internos da empresa da família.
Quando a holding controla um patrimônio configura-se, portanto, uma holding patrimonial. Já quando falamos de holding familiar nos referimos a um negócio estruturado com o principal objetivo de controlar os bens de uma pessoa física ou mais, todos pertencentes a uma mesma família.
É uma empresa criada para que bens, como imóveis, por exemplo, sejam integralizados ao capital social. Seu objetivo é, basicamente, de facilitar a gestão destes bens e gerar benefícios fiscais e sucessórios. Ou seja: é uma holding que objetiva salvaguardar o patrimônio e os interesses de uma pessoa física.
PIS e COFINS Na atividade de locação de imóveis, a Holding Patrimonial terá seus rendimentos tributados pela alíquota de 11,33%. Já em caso da tributação incidente sobre as receitas de aluguéis auferidos por pessoas físicas, deve-se observar a Tabela Progressiva. A alíquota para pessoa física poderá chegar a 27,5%.
Sendo uma companhia com objetivo principal de controlar outras empresas (na sua maioria), a atividade fim dela é exercida justamente na participação nas demais, como sócia, acionista, administradora, dentre outras funções. As holding empresariais são regidas pela Lei das Sociedades Anônimas.
Embora muito utilizadas na compra e administração de imóveis, as empresas holding estão aptas a investir em todo tipo de ativos, especialmente, patentes, marcas registradas, direitos autorais, ações, entre outros. Portanto, é fácil concluir, que as holdings ganham muito dinheiro com a compra e (re) venda de ativos.
A holding de investimentos é uma estratégia que alguns investidores empregam para administrar melhor seu patrimônio. Por isso, elas também são conhecidas como holdings patrimoniais.
Hierarquia