O córtex pré – frontal e o córtex parietal posterior (áreas 5 e 7 de Brodmann) são as regiões primariamente envolvidas no planejamento motor.
A área somestésica, responsável pela sensibilidade geral do corpo, está localizada no gipo pós-central, correspondendo ás áreas 3,2,1 de Brodmann. Também é chamada área somestésica primária ou área somestésica SI.
Por exemplo, áreas de Brodmann 1, 2 e 3 são o córtex somatosensorial primário, área 4 é o córtex motor primário, área 17 é o córtex visual primário, e áreas de 41 e 42 correspondem ao córtex auditivo primário.
O córtex de associação parietal-temporal-occipital ocupa a interface desses três lobos. Preocupa-se com funções perceptivas superiores relacionadas às sensações somáticas, audição e visão. As informações dessas diferentes modalidades sensoriais são combinadas para formar percepções complexas.
Região, também designada córtex, constituída por tecido fundamental, essencialmente células de parênquima, que ocorre entre o tecido vascular e a epiderme de caules e raízes. A camada mais externa da zona cortical é denominada exoderme e a mais interna é chamada de endoderme.
As funções cognitivas e o processamento de informação de nível mais elevado ocorrem no córtex cerebral. Algumas funções do córtex cerebral incluem pensamento e raciocínio, memória, consciência, atenção, consciência perceptiva e linguagem.
Área de Wernicke
Área de Wernicke
O encéfalo é irrigado pelas duas artérias carótidas internas e pelas duas artérias vertebrais (que são o primeiro ramo das artérias subclávias). Dois terços do fluxo cerebral derivam do sistema carotídeo e o restante do vertebral.
A artéria axilar, que é uma continuação da artéria subclávia, se estende da borda externa da primeira costela à borda inferior do tendão do músculo redondo maior. A artéria axilar também pode ser dividida em três porções, sendo a de maior interesse, hoje, por ter relação com o membro superior, a terceira porção.
Assim, as principais artérias nomeadas do membro superior são: a artéria subclávia, a artéria axilar, a artéria braquial e as artérias ulnar e radial.
As principais artérias do membro inferior são a artéria femoral e sua continuação - a artéria poplítea. A artéria femoral supre a região glútea e a coxa antes de continuar como artéria poplítea no joelho posterior.