EQST

Quais As Principais Caractersticas Da Cultura Bizantina?

Quais as principais características da cultura bizantina?

- Recebeu influências da cultura greco-romana e oriental (principalmente da Síria e Ásia Menor), realizando uma mistura destes diferentes aspectos culturais; - Estilo artístico teve presença marcante do uso de cores; - Presença marcante de temas religiosos (forte influência do cristianismo).

Quais as características da atividade comercial do Império Bizantino?

- Como a economia bizantina era muito dinâmica, houve o uso de moedas metálicas nas atividades comerciais. As moedas eram cunhadas, principalmente, em ouro, prata e cobre. ... Camponeses bizantinos: agricultura foi uma das principais atividades econômicas do Império Bizantino.

Quais são as características do Império?

Império é a determinação dada a um território que é governando por um monarca ou por uma oligarquia. Caracterizado, sobretudo, por grandes extensões territoriais, o Império agrega nações e povos que podem ser culturalmente diversos em territórios que não necessariamente são geograficamente contínuos.

Qual era a principal atividade econômica do Império Bizantino?

A mais lucrativa atividade econômica do Império Bizantino era o comércio. A privilegiada localização de Constantinopla, rota quase obrigatória entre a Ásia e a Europa, colaborou para o desenvolvimento comercial do império. ... Portanto a principal atividade era o comércio.

Como se caracterizou o governo do Império Bizantino ao longo da história?

Sobre os aspectos do império bizantino temos que a sua existência se deu no período de quase fim do império romano. Assim, suas características principais foram a política centralizada, onde o poder político, militar e religioso concentrava-se nas mãos do imperador(cesaropapismo) nomeado também de patriarca.

Qual o cargo mais alto da igreja bizantina?

Obs.: O Imperador escolhia o Patriarca, cargo mais alto na Igreja Bizantina e o segundo homem depois dele. O Patriarca auxiliava e aconselhava o Imperador a governar o Império.

Quais foram as civilizações do Império Bizantino?

O Império Bizantino nasceu da divisão do Império Romano, no ano de 395, em Império Romano do Oriente, com capital em Constantinopla e Império Romano do Ocidente, com capital em Milão. A cidade de Constantinopla, antes denominada Bizâncio, havia sido rebatizada pelo Imperador Constantino no ano de 330.

O que foi a revolta de Nika Brainly?

A Revolta de Nika foi um confronto iniciado no hipódromo por duas facções rivais na capital do império Bizantino, Constantinopla. As facções azul e verde enfrentaram-se, sendo que o Imperador Justiniano I no ano 532.

O que foi a revolta de Nika?

A Revolta de Nika partiu da rivalidade entre facções do Hipódromo do Império Bizantino e ocorreu no ano de 532 d.C., em Constantinopla, sob o governo de Justiniano. O chamado Império Romano do Oriente foi fundado, como sabemos, no século IV d.C. pelo imperador Constantino.

O que foi a revolta de Nika suas causas e principais ocorrências?

Revolta de Niké ou motim de Niké aconteceu no ano de 532 no Hipódromo de Constantinopla, durando cerca de uma semana até que fosse contida pelo Imperador Justiniano I. ... A fome, a falta de moradia e, sobretudo, os altos impostos eram os maiores motivos de revolta.

O que foi a revolta de Nika qual o seu resultado?

Durante o governo do imperador Justiniano, a cidade de Constantinopla vivenciou uma revolta, a Revolta Nika, que resultou na morte de 30 mil pessoas no ano de 532.

Quais as consequências da revolta de Nika?

Resposta: A Revolta de Nika aconteceu como resposta da populaçao bizantina as altas cobranças de impostos e outras açoes do governo que geravam insatisfaçao. A revolta durou 8 dias, acabando quando o imperador Justiniano autorizou o assassinato de mais de 30 mil protestantes, dentro do Hipodromo de Constantinopla.

Quais as causas da revolta de Nika é como terminou o movimento?

Resposta. Resposta: Foi a revolta da aristocracia latifundiária contra a centralização do poder político nas mãos do Imperador Justiniano. Essa revolta chegou a ameaçar seu trono, mas mesmo assim ele saiu com a vitória.

Como era a divisão da sociedade bizantina?

A sociedade bizantina Eram divididos socialmente em nobreza, alto clero, proprietários de terras, comerciantes, artesãos, e a maior parte da população que era pobre, os camponeses, cultivavam plantações no interior e pagavam tributos ao Estado, trabalhadores das oficinas e o baixo clero.

Como era a estrutura politica bizantina?

o imperador considerava-se o representante Deus na Terra. era a maior autoridade em assuntos terrenos (como guerra e administração) e nos religiosos. para os bizantinos, a autoridade do imperador provinha de Deus, por isso, diz-se que o Império Bizantino era uma teocracia -- do grego theos (deus) e kratia(poder).

Como era chamado o imperador bizantino?

O principal imperador bizantino foi Justiniano (527-565), que durante seu reinado expandiu o Império aos seus limites máximos na região mediterrânica, chegando inclusive a reconquistar a cidade de Roma e a Península Itálica dos povos germânicos.

Qual povo conquistou o Império Bizantino?

otomanos

Quem derrubou Constantinopla?

Mehmed, o Conquistador

Quem fundou o império bizantino?

11 de maio de 330 d.C.