Assim, o software de Gestão de Cadeia de Suprimentos auxilia a integração e automatização de todos os estágios da cadeia de suprimentos da empresa ao aperfeiçoar os fluxos dos processos operacionais (gerenciamento de demandas, monitoramento dos níveis de estoques e até a própria administração dos processos produtivos ...
No nível mais fundamental, gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM) é o gerenciamento do fluxo de mercadorias, dados e finanças relacionados a um produto ou serviço, desde a aquisição de matérias-primas até a entrega do produto em seu destino final.
Também conhecida como Supply Chain Management (SCM), a gestão das cadeias de suprimentos na logística integra todos os elementos responsáveis por esse processo, usando um conjunto de técnicas que permitem a excelência dos serviços e das operações fundamentais (transporte, armazenagem, custos).
No exemplo acima, o ciclo do pedido é decomposto em 6 etapas, ou seja, preparação e transmissão, recebimento e entrada, processamento, separação e/ou produção, expedição e transporte, recebimento pelo cliente. Cada uma das 6 etapas possui um tempo mínimo, um tempo máximo, e um tempo médio de duração.
Quais são os principais desafios da gestão da cadeia de suprimentos?
A gestão de cadeia de suprimentos não é eficiente sem um controle de estoque certeiro. Inicialmente é preciso ter um levantamento exato de todas as mercadorias armazenadas. Além disso, processos rígidos de entrada e de saída colaboram para que esse controle não se perca, exigindo uma nova auditoria.