A escola ideal é aquela que confere aos membros de uma sociedade a possibilidade e a responsabilidade de respeitar e desenvolver sua herança cultural e lingüística, de defender a causa da justiça social; de proteger o meio ambiente; de ser tolerante com os sistemas sociais, políticos e religiosos diferentes dos seus; ...
Conhecer as concepções de aprendizagem é importante para entendermos que não devemos associar o processo de aprendizagem a uma única forma, não havendo determinismo nem biológico nem social. Todo tipo de determinismo é extremamente reducionista e portanto não tem espaço na educação.
2 ponto de vista, opinião, parecer, juízo, crítica, apreciação, julgamento, pensamento, visão, noção. Exemplo: Na minha concepção, esse doce está delicioso.
1. Operação pela qual o sujeito forma, a partir de uma experiência física, moral, psicológica ou social, a representação de um objeto de pensamento ou conceito.
O estudo investiga de que forma as teorias educacionais se manifestam na prática docente e qual a concepção teórica, expressa em atos, que o professor tem sobre os caminhos que percorrem o ensinar e o aprender. Considerou-se que o professor se orienta por idéias, concepções e teorias mesmo sem ter consciência delas.
Maneira pessoal de entender algo; expressão de uma opinião. Conhecimento sobre algo; ideia: uma concepção original da vida. Capacidade, ação de entender, de perceber alguma coisa. Ação através da qual um ser é concebido ou gerado.
Qual a sua concepção de cidade? Não existe uma única definição para o conceito de cidade, no entanto, as cidades apresentam características básicas como organização socioespacial, contendo população, infraestrutura tecnológica, cultural e administrativa. É o um local de relações sociais, comerciais, culturais, etc.
As três concepções de linguagem: Primeira tendência - linguagem como expressão do pensamento; Segunda tendência - linguagem como meio objetivo para a comunicação; ... Dessa forma, o modo como se concebe a natureza da língua altera em muito o como se estrutura o trabalho com a língua em termos de ensino.
Temos três tendências que fazem à base para um entendimento do processo de concepção da linguagem, que são elas: primeira tendência - linguagem como expressão do pensamento; segunda -linguagem com o objetivo da comunicação e a terceira tendência do processo de interação verbal.
Discurso é o conjunto de afirmações que, articuladas através da linguagem, expressam os valores e significados das diferentes instituições (religiosas, políticas, mercadológicas, educacionais, etc.). Texto é a realização verbal, não-verbal ou sincrética na qual se manifesta o discurso.
Ela permite aos seres humanos produzir um conjunto infinito de enunciados, a partir de um conjunto finito de elementos. Os símbolos e as regras gramaticais de qualquer tipo de linguagem são, em grande parte, arbitrários. Por isso, o sistema só pode ser adquirido por meio da interação social.
O pensamento e a comunicação o que se pode dizer é que o principal objetivo da linguística é estudar as formas de pensar e produzir, sendo a sociedade o meio próprio para o aperfeiçoamento da língua e da linguagem.
A Linguística é concebida como a ciência que se ocupa do estudo acerca dos fatos da linguagem, cujo precursor foi Ferdinand de Saussure. O termo “Linguística” pode ser definido como a ciência que estuda os fatos da linguagem.
O objeto da Linguística é “objeto integral”, como sustenta Saussure, e delineado como um funcionamento (“forças em jogo, de modo perene e universal em todas as línguas).
Linguística é a ciência que estuda a linguagem verbal humana com base em observações e teorias que possibilitam a compreensão da evolução das línguas e desdobramentos dos diferentes idiomas. Ela é responsável também pelo estudo da estrutura das palavras, expressões e aspectos fonéticos de cada idioma.
Um termo não existe, portanto, fora de seu contexto linguístico. Em outras palavras, um termo não o é. São as palavras ou sintagmas da língua que adquirem no eixo sintagmático o valor, ou a significação, de termo.