Os soldados fizeram dela o seu anjo da guarda e a imortalizaram com o apelido de a “Dama da Lâmpada”, porque, de lanterna na mão, Florence percorria as enfermarias, atendendo aos doentes durante a noite. Voltou famosa da guerra, e, pelo seu trabalho na Criméia, recebeu um prêmio do governo inglês.
Nightingale defendia o ensino da enfermagem ligado à instituição hospitalar, e considerava o ideal da enfermagem uma vocação, que requeria dedicação exclusiva e árdua preparação. ... Possuidora de incomum conhecimento para a época, Florence pode ser considerada a primeira pesquisadora de enfermagem no mundo.
Florence Nightingale (Florença/Itália, 12 de maio de 1820-Londres, 13 de agosto de 1910), de nacionalidade britânica, foi a fundadora da Enfermagem moderna. Ela foi a pioneira no tratamento de feridos em batalhas, ficando famosa pela sua atuação na Guerra da Crimeia.
Ela dizia que o ambiente hospitalar deveria ser livre de influências externas que afetassem a vida e o desenvolvimento de um organismo, e que essas influências eram capazes de prevenir, suprimir ou contribuir para a doença e a morte e mesmo sem ela ter o conhecimento sobre o contato por microorganismos, ainda assim ...
Reduziu de 42% para 2% a mortalidade entre os feridos de guerra Virou Lenda, como Dama da Lamparina, mas também como sanitarista e administradora. Durante sua atuação Florence se dedicou à reforma do saneamento do exército, aos hospitais do exército, ao saneamento da Índia e entre as classes mais pobres da Inglaterra.
Nightingale acreditava que fornecer um ambiente adequado era o diferencial na recuperação dos doentes, e é este preceito que fundamenta a Teoria Ambientalista. Assim, a teórica tornou-se conhecida pelos seus atos que trouxeram resultados inovadores ao tratamento de doentes2.
Na época havia muita rigidez, e a mulher tinha participação apenas em eventos sociais como festas, jantares além de ser padronizado o casamento: ter filhos era o esperado pelas famílias. Sua formação era diversificada. Ela falava inglês, francês, alemão, aprendendo com o pai latim, grego, matemática e estatística.
Analisando a enfermagem como uma profissão da saúde, dois aspectos têm sido apontados como frágeis: a autonomia profissional e o reconhecimento da utilidade social deste trabalho profissional e do domínio de um campo específico/próprio de conhecimentos.
Ana Néri (1814-1880) foi a pioneira da enfermagem no Brasil, prestou serviços voluntários, nos hospitais militares de Assunção, Corrientes e Humaitá, durante a Guerra do Paraguai. Ana Justina Ferreira Néri nasceu em Vila de Cachoeira do Paraguaçu, Bahia, no dia 13 de dezembro de 1814.
Em comum com Florence, Ana Néry cuida dos feridos independente de qual lado da guerra que eles estavam, ela considerava o ser humano que estava ali, e por isso enfrenta o descaso dos próprios médicos que também trabalhavam naquele local, que simplesmente ignoravam os soldados inimigos que estavam feridos, deixando-os ...
Os donativos e a generosidade iam cada vez mais diminuindo, os hospitais entrando em sérias dificuldades de funcionamento por falta de recursos humanos e materiais. Aos poucos, a decadência se agravava, ocasionando o fechamento de muitos hospitais.
Resposta. Olá! Pode-se afirmar que o período de Reforma Prostante na história, é considerado como o período de decadência para a enfermagem. Neste sentido, durante este período, diversos monges e religiosos católicos tinham sido expulsos de hospitais por conta da Reforma.
A enfermagem na Idade Média Nesta época, a tarefa de cuidar dos enfermos foi atribuída a religiosas, as Irmãs de Caridade, que exerciam a enfermagem com vocação (doação incondicional). ... Construíram hospitais, onde a enfermagem era exercida por pessoas que aceitavam trabalhar por uma baixa remuneração.