EQST

O Que A Psicogerontologia?

O que é a psicogerontologia?

União dos conhecimentos da psicologia e da gerontologia — ramo que estuda o envelhecimento humano —, a Psicogerontologia cuida dos aspectos psicológicos deste processo, analisando os efeitos que o “tornar-se velho” ou “tornar-se velha” pode causar nas pessoas e orientando-as corretamente para um envelhecer benéfico.

O que um psicólogo faz no asilo?

O psicólogo está preparado para orientar o indivíduo neste processo de descoberta e de adaptação, ajudando o idoso a enfrentar de maneira satisfatória os desafios relacionados à velhice. ... Nesses casos, além de prestar atendimento ao idoso, promovendo a estimulação cognitiva, o psicólogo oferece orientação familiar.

Como pode acontecer o acompanhamento psicológico do idoso?

Muitos problemas do cotidiano podem influenciar diretamente a necessidade do acompanhamento psicológico. Com idosos, é comum encontrar quadros de ansiedade, depressão, luto, alcoolismo, sexualidade. Outros problemas relacionado a perdas cognitivas, aposentadoria, anorexia e doenças mais graves.

Como o psicólogo pode ajudar os idosos?

O psicólogo está preparado para orientar o indivíduo neste processo de descoberta e de adaptação, ajudando o idoso a enfrentar de maneira satisfatória os desafios relacionados à velhice. Muitas vezes, o processo normal de envelhecimento é afetado por doenças crônico-degenerativas.

O que é a psicologia do envelhecimento?

Psicologia do idoso, Psicologia geriátrica ou Psicologia do envelhecimento é a área da psicologia que estuda o comportamento das pessoas com mais de 60 anos.

O que é o envelhecimento psicológico?

O envelhecimento representa a consequência ou os efeitos da passagem do tempo no organismo (envelhecimento somático) e psiquismo (envelhecimento psíquico).

O que se entende por velhice?

O termo velhice é considerado para uns como o último ciclo da vida, que independe de condições de saúde e hábitos de vida, é individual, e que pode vir acompanhado de perdas psicomotoras, sociais, culturais e etc; já outros acreditam que a velhice é uma experiência subjetiva e cronológica.

O que é a terceira idade?

Em geral, a literatura classifica, didaticamente, as pessoas acima de 60 anos como idosos e participantes da Terceira Idade. Recentemente, este marco referencial passou para 65 anos em função principalmente da expectativa de vida e das tentativas legais do estabelecimento da idade para o início da aposentadoria.

É considerado adulto a partir de que idade?

Segundo os cientistas, as pessoas só se tornam completamente adultas aos 30 anos de idade. Os especialistas afirmam que, apesar de nos tornamos legalmente adultos aos 18 anos, o desenvolvimento cerebral ocorre, em média, ao longo de três décadas.

Que idade é considerado idoso segundo o Estatuto?

Projeto muda de 60 para 65 anos idade para pessoa ser considerada idosa. O Projeto de Lei 5383/19 altera a legislação vigente para que as pessoas sejam consideradas idosas a partir dos 65 anos de idade, e não mais 60.

Quantos idosos no Brasil 2019?

60 anos

Como a OMS classifica o envelhecimento?

Entre 2015 e 2050, a proporção da população mundial com mais de 60 anos quase dobrará de 12% para 22%. Em 2020, o número de pessoas com 60 anos ou mais será superior ao de crianças com menos de cinco anos. Em 2050, 80% das pessoas idosas viverão em países de baixa e média renda.

Quando um testamento pode ser anulado?

Como qualquer outro documento legal, o testamento pode ser anulado nas seguintes situações: erro, dolo, coação, simulação, fraude ou desatendimento de qualquer formalidade legal. Nesses casos é possível a anulação, sendo necessário fazer o pedido em juízo e comprovar as irregularidades.

Qual é o custo para se fazer um testamento?

No geral, informa a advogada, para fazer um testamento, a pessoa deve arcar com as custas do cartório, que gira em torno de R$ 1 mil. Porém, diz ela, o ideal é que antes de disponibilizar os bens em um testamento, a pessoa consulte um advogado, evitando assim anulações e quaisquer outros problemas no futuro.