Apesar da palavra só ser acentuada, a palavra somente não é acentuada porque deixa de ser a sílaba tônica. A vogal o passa a ser apenas uma vogal subtônica e, segundo as regras de acentuação do português, não são acentuadas as vogais subtônicas das palavras formadas por derivação sufixal.
As palavras esta e está são pronunciadas de forma diferente. Esta, sem acentuação gráfica, é uma palavra paroxítona, tendo a sílaba es como sílaba tônica: ES-ta. Está, com acento agudo no a, é uma palavra oxítona, tendo a sílaba tá como sílaba tônica: es-TÁ.
Resposta. Porque palavras com "oo" ee"perderam o acento,assim como "voo".
Quantas palavras perderam acento com a Nova Ortografia?
Quando usar está? A palavra está, com acento agudo, é o verbo estar em sua forma conjugada na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo. Ou seja: ele/ela/você está. O termo é acentuado, porque a tônica encontra-se na última sílaba.
O pronome essa indica que a casa está perto da pessoa com quem falo, ou distante da pessoa que fala. O pronome este/esta também se refere ao tempo presente ou futuro muito próximo. Exemplo: "Esta noite vou ao cinema". Já o pronome esse/essa refere ao passado ou futuro próximo.
As duas grafias, "está" e "estar", existem na língua portuguesa. O termo "estar" é a forma verbal no infinitivo, enquanto "está" indica a conjugação da 3ª pessoa no singular do mesmo verbo.
Como se escreve: estão ou estam? A maneira correta de se escrever esta palavra é estão, com o sufixo –ão. A palavra “estam” não existe na língua portuguesa. “Estão” é a forma conjugada do verbo estar na terceira pessoa do plural do presente do indicativo.
Nas frases (a) e (b), o vocábulo melhor está ligado ao verbo. Por isso é um advérbio. É invariável. Nas frases (c) e (d), o vocábulo melhor está ligado a um substantivo – a bolo; por isso, é um adjectivo.
Por que (separado e sem acento) - faz a pergunta e nunca vem no final. Por quê (separado e com acento) - faz a pergunta e vem no final. Porque (junto e sem acento) - responde a pergunta. Porquê (junto e com acento) - vem sempre precedido de uma artigo, um pronome, um adjetivo ou um numeral.
O "por que" e "por quê" (separados) são usados para realizarem a pergunta. O detalhe é o seguinte: quando o "por que" é usado no final da pergunta (ou sozinho na pergunta) ele deve ser escrito com acento (por quê).
2 - Usa-se por quê: Escrito assim, separado e com acento circunflexo, o por quê deve ser empregado: - Quando a expressão aparecer em final de frase ou sozinha (lembrando que essa forma conservará o sentido de por qual motivo/por qual razão):
A forma correta é sozinho. É uma palavra grave, ou seja, com acento tónico na penúltima sílaba. Em geral, as palavras graves não levam acento gráfico, logo sozinho não é acentuada.
adjetivo Que está só; sem ninguém; solitário. Que foi abandonado; sem carinho, afeto; largado, desamparado. Apenas com mais uma pessoa: estava sozinha com minha irmã.
Em suma: escreve-se o que com acento para marcá-lo como monossílabo tônico, da mesma forma que se faz com dê, lê, sê, e essa tonicidade ocorre com o que quando interjeição ou substantivo e quando pronome no final da frase.
A palavra "RÁPIDO" recebe acento porque é uma proparoxitona, ou seja, a antepenultima silaba é a silaba tonica. ... A palavra rapidamente não é acentuada porque ela é uma palavra paroxitona terminada em "e", e na regra de acentuação das paroxinas as paroxitonas terminadas em "e" não são acentuadas.
Trenós é uma palavra oxítona terminada em Os, logo leva acento. Como a palavra 'feroz' termina com Z, não leva, por mais que também seja uma oxítona. A regra de acentuação das oxítonas é assim: acentuam-se todas as palavras oxítonas que terminam em A(s), E(s), O(s), EM, ENS.