Um ano-luz é a distância que a luz percorre, no vácuo, durante um ano. Para calcular quanto vale a distância de 1 ano-luz é necessário saber a velocidade da luz no vácuo, que é 299792,458 km/s, e considerar que o tempo de um ano, de acordo com o calendário gregoriano, é de 365,2425 dias.
Com as tecnologias de propulsão actuais, uma viagem assim demora uns três dias a uma nave espacial. A distância da Terra a outros planetas no sistema Solar varia de três minutos-luz até aproximadamente cinco horas-luz.
Uma das conseqüências é que o peso também aumenta e torna-se cada vez mais difícil acelerar o corpo. Se algum objeto pudesse chegar à velocidade da luz, sua massa seria infinita. Nessa situação, seria necessária uma força igualmente infinita para acelerar nosso objeto – mas nem o Universo inteiro tem tanta energia.
OS PLANETAS SÃO ASTROS QUE NÃO TEM LUZ PRÓPRIA E REFLETEM A LUZ QUE RECEBEM DO SOL. NOSSO SISTEMA SOLAR É COMPOSTO POR OITO PLANETAS, SÃO ELES: MERCÚRIO, VÊNUS, TERRA, MARTE, JÚPITER, SATURNO, URANO E NETUNO.
1º – VY Canis Majoris: também conhecida como VY Cma, essa hipergigante possui um brilho avermelhado, sendo 2.100 vezes maior que o Sol em diâmetro. Para se ter ideia de sua magnitude, dentro dela caberia quase três bilhões de planetas iguais à Terra.
Um estudo publicado nesta semana chegou ao cálculo mais preciso já feito do tamanho do Sol. O “astro rei” tem 696.342 quilômetros de raio – com margem de erro de 65 km. A precisão é dez vezes maior que as disponíveis até então. Como comparação de tamanho, a Terra tem 6.371 km em seu raio médio.
Nebulosa do Bumerangue está a 5 mil anos-luz da Terra. Sua temperatura é de -272ºC, pouco acima do zero absoluto. Astrônomos do Observatório Alma, no Chile, enxergaram um novo formato da Nebulosa do Bumerangue, nuvem de gás e poeira que é o lugar conhecido mais frio no Universo, com temperatura de -272° C.
Neil Armstrong deu o primeiro passo do homem na Lua. Ao todo, doze astronautas já estiveram por lá, em seis diferentes missões: Apollo 11, 12, 13, 14, 15, 16 e 17. O programa espacial Apollo, que teve início em 1969 foi breve e terminou em 1972.
As “estrelas cadentes” entram em nossa atmosfera com uma velocidade de aproximadamente 250.000 km/h. A maioria delas é totalmente desintegrada antes de chegarem ao chão. Geralmente são completamente destruídas em altitudes entre 90 km e 130 km da superfície terrestre.
Cientificamente não é uma estrela, conforme muita gente acredita, mas sim o Planeta Vênus que, quando visto ao amanhecer recebe popularmente esta denominação. É também conhecido como Estrela Matutina ou Estrela-da-manhã.
Segundo Grant, a Lua tem uma atmosfera fina, composta principalmente de hidrogênio, néon e argônio, o que não ajudaria os humanos. Porém, dentro dessa superfície composta por rocha e poeira, conhecida como regolito, há uma porção imensa de oxigênio para ser extraída.
Para começar, sabemos que o novo astro está a apenas 500 anos-luz da Terra, o que significa que ao viajar na velocidade da luz, demoraríamos 500 anos para chegar lá. Mas se convertermos essa distância para uma medida mais familiar encontraremos o surpreendente número de 4.730.500.000.000.000 quilômetros.
Os cientistas acreditam que existem cerca de 100 bilhões de galáxias no nosso Universo, mas não se sabe o número exato, afinal ninguém nunca parou para contar todas as galáxias existentes.
A estrela se chama CFBDSIR 1458 10B. Ela está na companhia de outra estrela com nome estranho: CFBDSIR 1458 10A. Ambas têm um tamanho parecido com o de Júpiter. Segundo os especialistas, é provável que a anã-marrom tenha características diferentes das outras por ser tão fria.
Contacto | Sobre nosotras | Política de privacidad y cookies
A mais brilhante estrela é Alfa Centauri (ou Alfa do Centauro). É a estrela mais próxima da Terra, com exceção do Sol. Enquanto o último está a aproximadamente 150 milhões de quilômetros de nosso planeta, Alfa Centauri fica a quarenta trilhões de quilômetros de nós.
Nesse processo, formam-se pequenas descargas elétricas no interior da nuvem entre suas regiões negativas e positivas. Em seguida, uma descarga elétrica geralmente não visível, chamada líder escalonado, deixa a nuvem em direção ao solo – sua velocidade pode chegar a até 400.000 km/h!
Qual é a coisa mais quente do universo? Uma resposta pode ser 141.678.500.000.000.000.000.000.000.000.000 graus Celsius (há 32 casas neste número). É a chamada temperatura de Planck.
A Lua não possui atmosfera, então as temperaturas variam de -184 graus Celsius durante à noite a 214 graus Celsius durante o dia, com exceção dos pólos onde a temperatura é constantemente -96 graus Celsius.
Para exemplificar, imagine uma estrela que está a um milhão de anos-luz da Terra, a sua luz precisou viajar na velocidade da luz durante um milhão de anos para chegar a nossa localização, ou seja, a luz que enxergamos a partir da Terra é de um milhão de anos atrás.
Como todas as estrelas, o Sol brilha porque tem massa demais. Os átomos de hidrogênio do seu núcleo não suportam o peso sobre eles e se fundem, causando ininterruptas reações nucleares. … Mas daqui a cerca de 7 bilhões de anos, o hidrogênio terá se esgotado e o astro começará a queimar hélio.
De facto, Vénus é o planeta mais quente do sistema solar, sendo mesmo mais quente do que Mercúrio, que está mais próximo do Sol. A sua temperatura média à superfície é de 460ºC devido ao forte efeito de estufa que acontece a grande escala em todo o planeta.
Sobre quem é mais velho, o sol ou a lua, pode-se concluir que o sol é mais velho que a lua porque ele possui cerca de 4,603 × 10^9 anos, um número tão grande que ocuparia quase toda a resposta. ... Ou seja; a lua é mais jovem que o sol.
O Sistema Solar
Viajando com sua velocidade típica, a luz do Sol (e seu calor também) demora quase 13 minutos para chegar até a superfície do planeta vermelho. Para a Terra, esse tempo é de oito minutos. E para Plutão, o planeta mais distante do Sol, a luz da estrela demora cerca de cinco horas e meia.
4,16 horas
O foguete, batizado de Tycho Brahe 1, também chamado de homem-foguete, tem a forma de um cilindro e se ajusta confortavelmente ao redor de uma pessoa em pé, com um vidro em sua cúpula, para que o astronauta possa ver o que há fora da estrutura.
os foguetes de garrafa PET despertam a curiosidade dos estudantes e a vontade de aprender, fatores que contribuem para a aprendizagem; • utiliza material de baixo custo e de fácil aquisição; • a construção dos foguetes é simples e durante sua montagem os estudantes aprendem na prática seu funcionamento relacionando-o ...
A resultante de forças que atuam em um foguete é calculada pela diferença entre o empuxo (direcionado para cima) e o peso do foguete (direcionado para baixo). Para um foguete conseguir subir é preciso que o empuxo gerado por seus motores seja maior do que a força peso que atua nele.
Astronauta, cosmonauta (em russo: космонавт, IPA: [kəsmɐˈnaft]) ou taikonauta (em chinês: 宇航员) é uma pessoa treinada para uma viagem espacial, seja para comandar, pilotar, servir como membro da tripulação de uma nave espacial ou desempenhando atividades extraveiculares.
A NASA foi a responsável pelo envio do homem à Lua (veja projeto Apollo) e por diversos outros programas de pesquisa no espaço. Atualmente ela trabalha em conjunto com a Agência Espacial Europeia, com a Agência Espacial Federal Russa e com alguns países da Ásia para a criação da Estação Espacial Internacional.
E os foguetes e naves espaciais movimentam-se essencialmente em regiões de vácuo ou de atmosfera muito rarefeita. O controle direcional dos foguetes é feito defletindo-se o jato de escape, seja através de abas móveis instaladas nos bocais de saída dos gases, seja através da rotação de toda a câmara de combustão.
A viagem espacial está associada às tecnologias de propulsão de espaçonaves, direção (astrodinâmica e astronáutica), construção e lançamento de veículos com este objetivo.