Graças ao alto calor específico e ao vapor da água, o planeta consegue estabilidade. Além disso, o líquido também ajuda a controlar a temperatura do nosso corpo. Portanto, quando uma pessoa se exercita, é liberada água, em forma de suor.
Use uma capa de piscina à noite Tanto o seu aquecedor de piscina como o sol aquecem a água durante o dia. Retenha esse calor cobrindo a piscina à noite com capa térmica, e quando você a remover pela manhã, seu aquecedor não terá que trabalhar tanto para chegar à temperatura definida da piscina.
Enfim, tudo depende de quem usa a piscina e para qual finalidade. Em geral, a temperatura mais comum para a água de uma piscina residencial usada para lazer deve estar entre 26°C e 28°C.
Contrariando o que muitos pensam, a temperatura ideal da piscina para praticar natação é entre 25 e 28º. Respeitar estes valores é super importante pois o que está em questão é o rendimento dos atletas!
40 graus
50 graus é a temperatura máxima que atinje a água de um chuveiro elétrico. Esse número é alcançado em aparelhos ligados em 220 volts. Em 110, a temperatura máxima é 10% menor, aproximadamente 45 graus. 80 graus é quanto pode atingir a temperatura em um sistema a gás de aquecimento de passagem ou acumulação.
O banho quente ou frio também têm seu valor. Tomar um banho bem quente ajuda a relaxar. Ele ativa a circulação e manda mais oxigênio para os músculos, aliviando as dores e tensão. Já a ducha gelada fecha os poros da pele e pode auxiliar na recuperação de doenças, como a febre.
O cirurgião vascular Gustavo Sasso concorda: “Expor-se ao frio diminui a circulação do sangue em mãos, pernas e pés. Quem tem diabetes e fuma, por exemplo, pode ter mais complicações”, alerta. O banho frio também não melhora a dor muscular.
Para conseguir tomar banho gelado é recomendado começar com pequenas partes do corpo para que aconteça a adaptação à temperatura da água, podendo começar pelo tornozelo e mãos, por exemplo. Outra estratégia é iniciar o banho com uma água morna e depois esfriar aos poucos.