Quando a água evapora, ela sobe ao céu e forma nuvens. Quando uma frente fria chega e passa por ela, ela condensa e passa a virar líquido, e como ele é pesado ele cai para o chão novamente. E neve e granizo acontecem quando essa massa de ar gelado é gelada o suficiente para condensar e congelar a água.
Resposta. Resposta:os seres vivos liberam água por meio da transpiração, respiração, e também nas fezes, urina e em processos de decomposição; e a consomem, seja por intermédio de raízes, pela absorção cutânea, ou ingestão.
Pode-se afirmar que os seres vivos participam do ciclo da água, de diversas formas, seja nos processos de transpiração, respiração,e até mesmo pela defecação.
A água circula continuamente na natureza, podendo passar pelos seus diferentes estados físicos – sólido (gelo),líquido e gasoso (vapor de água). Devido ao calor do sol a água dos oceanos, rios, etc. passa lentamente do seu estado liquido para o seu estado gasoso, evaporando-se por um processo denominado por evaporação.
Por fim, as atividades humanas podem alterar o funcionamento do Ciclo Hidrológico principalmente por meio do desmatamento de áreas verdes (o que causa variações climáticas) e poluição industrial (contribui para o aparecimento das chuvas ácidas).
Com o processo de urbanização, devido à redução de áreas verdes, o aumento da impermeabilização, canalização de corpos d'água, entre outras intervenções no ambiente, temos alterações no ciclo hidrológico, como o aumento do escoamento superficial e redução da infiltração da água no solo.
O Ciclo Hidrológico ou Ciclo da Água é fundamental para a produtividade agrícola. Na agricultura, a água é essencial para irrigar o solo e promover o crescimento de um determinada cultura. Na pecuária, a água é um elemento fundamental para a nutrição animal. ... Infiltração - é a entrada da água no solo (lençol freático).
Ela é responsável pelo desenvolvimento da vida na terra, pela produção agrícola, para o consumo das espécies. O ciclo da água ou hidrológico é então importante, pois colabora para que a substância circule pelas regiões do planeta, com a variação climática, funcionamento dos rios e funcionamento dos organismos.