Podemos dizer que a cadeia de suprimentos representa um conjunto de atividades que envolvem os processos de compra, armazenamento, transformação embalagem, transporte, movimentação interna, distribuição, e todo o suporte necessário para que tudo isso aconteça.
Uma cadeia de suprimentos responsiva é aquela que consegue atender a demanda do cliente assim que lhe é requisitada. Por outro lado, esta movimentação pode ter aumento de gastos, o que torna a cadeia menos eficiente. Eficiente é a cadeia que melhor consegue gerenciar produção e custos, com foco no valor.
Os fluxos de gerenciamento da cadeia de suprimentos podem ser divididos em três principais: o fluxo de produto, o fluxo de informação e fluxo de finanças. O fluxo de produtos inclui o movimento de mercadorias de um fornecedor para um cliente. Também prevê qualquer devolução de clientes ou necessidade de serviço extra.
3a Questão (Ref.: Acerto: 1,0 / 1,0 Frazelle (2002) divide á evolução histórica da logística em cinco fases, são elas: Logística trabalhista, logística estratégica, logística comportamental, cadeias de suprimento e logística internacional.
A logística integrada é dividida em três principais áreas: administração de materiais, movimentação de materiais e distribuição física. Administração de materiais: essa etapa engloba desde a captação e matérias-primas até a fabricação.
Custos logísticos: o porquê de entendê-los e quais são os 6 principais
A logística integrada é um método empolgante para as empresas que se preocupam com a competitividade, a eficiência operacional e a satisfação dos clientes. Ela permite que os processos funcionem mais alinhados e dinâmicos, que os custos sejam diminuídos em vários setores e o esforço produtivo seja mais bem compensado.
Como o próprio nome sugere, a logística integrada é um sistema que liga todo o processo logístico, desde o fornecimento de matérias-primas, até chegar ao consumidor final. Isso só é possível com a organização de um sistema inteligente capaz de controlar o fluxo logístico e coordenar todas as atividades.
Reduz custos operacionais A possibilidade que o gestor tem de gerenciar todos os processos logísticos de maneira integrada viabiliza uma estruturação mais eficiente das fases de armazenagem, distribuição e circulação de produtos, evitando que qualquer uma delas sofra com falhas.
A importância da integração É preciso incentivar o compartilhamento de informações, a criação de metas complementares e reduzir a burocracia. ... Contudo, quando a logística torna-se integrada, os setores são capazes de trabalhar juntos para garantir o cumprimento de objetivos, projetos e dos prazos estipulados.
Por que existe estoque - funções A existência do estoque está vinculada a manter o equilíbrio entre o consumo e a fonte fornecedora, possibilitando um fornecimento contínuo dos produtos aos clientes internos e externos da empresa.
Uma boa gestão de estoque passa por equilibrar compras, armazenagem e entregas, controlando as entradas e o consumo de materiais, movimentando o ciclo da mercadoria. Além disso, deve ter como objetivo um prazo de pagamento dos fornecedores compatível com os recebimentos dos clientes.
A integração entre departamentos de uma empresa é um conjunto de ações planejadas que tem como objetivo promover um ambiente de trabalho equilibrado e uma cultura organizacional altamente produtiva. Manter uma comunicação interna e competente ajuda a aumentar a produtividade, mas pode não ser suficiente.
Os sistemas de informações logísticas funcionam como elos que ligam as atividades logísticas em um processo integrado, combinando hardware e software para medir, controlar e gerenciar as operações logísticas.
A importância da tecnologia da informação na logística A TI é uma das aliadas nesse processo, porque fornece informações mais rápidas e relativas a controle de estoque, clientes, movimentação no depósito etc. ... Ele pesquisa, seleciona e compra o produto que deseja e a logística se encarrega da entrega.
Quando as operações de entrega das mercadorias contam com sistemas tecnológicos, é possível potencializar toda a cadeia de distribuição dos produtos, desde o faturamento e preparo para o envio até o momento em que o destinatário a recebe.
Tecnologia Conhecer ferramentas como Enterprise Resource Planning (ERP), Warehouse Management System (WMS) e Transport Management System (TMS) é essencial para esse profissional. Afinal, essas soluções tecnológicas o ajudam a fazer um bom trabalho.
Aumento da produtividade. Como reflexo direto da logística integrada, a empresa desempenha suas atividades de maneira mais organizada e concisa. É possível estruturar melhor suas equipes e gerenciar toda a infraestrutura envolvida na logística de uma ponta até a outra com mais eficiência.
As 13 melhores ferramentas digitais para profissionais de logística
A contribuição da TI nas rotinas logísticas é bastante grande, sendo ela a responsável por otimizar o trabalho de gestores e colaboradores, facilitar o gerenciamento das atividades, automatizar uma série de expedientes e, mais do que isso, promover a integração de processos logísticos.
Tecnologia de processo é o conjunto de máquinas, equipamentos ou dispositivos que ajudam as operações a criar ou entregar produtos e serviços.
Software. Os processos internos também podem contar com a ajuda da tecnologia dentro do seu negócio. ... Além de melhorar a tomada de decisão, permite uma interpretação muito mais veloz e assertiva sobre a efetividade dos seus processos.