Como afinar o violão: aprenda as notas e os nomes das cordas
Dicas infalíveis para organizar seus estudos de violão!
Para começar a tocar guitarra ou violão, você deve, em primeiro lugar, aprender as bases e as principais técnicas de seu instrumento. Você pode passar pelos acordes maiores, os menores, e assim por diante. Você deve ter também uma noção sobre a relação do tempo na música e saber ler partituras e tablaturas.
Na hora de estudar, se você não tem muito tempo e quer manter o nível ou chegar num bom nível, você vai precisar de foco e concentração em 1h ou 2h em assuntos específicos. Importante é fazer isso todos os dias. A regularidade é necessária.
Se você quiser progredir nas cordas acústicas ou elétricas, tem que fazer isso todos os dias. E mesmo que seja apenas 10 ou 15 minutos por dia. Claro, o ideal é praticar pelo menos 30 minutos por dia para progredir ainda mais rápido. Mas saiba que mesmo com apenas 15 minutos, você ainda vai progredir.
Não tem nem um ano. É sabido que um bom violão construido para durar dira um século e nesse período só cresce.
Se você tem medo de tentar aprender a tocar violão porque acha que pode ser difícil de mais para você, saiba que ninguém nasce sabendo tocar violão, e que no começo é realmente difícil para todo mundo. Por aí existem pessoas que começaram com muito mais dificuldades do que você e hoje tocam muito bem.
Primeiramente aprenda acordes fáceis e vá escalando no desenvolvimento técnico. Para isso comece com músicas tocadas com poucos acordes e vá aumentando a dificuldade de troca e quantidade de acordes. Em pouco tempo juntando batidas e acordes fáceis você já poderá tocar músicas, e músicas bem legais.
Em primeiro lugar, você vai precisar de uma disciplina muito grande para aprender a tocar guitarra dessa forma. Estudar o instrumento exige prática diária e fazer isso por conta própria pode ser um caminho mais difícil. MAS ISSO DEPENDE DE VOCÊ!
Para a fase de aprendizado, você vai precisar dos seguintes equipamentos:
O piano ou o teclado, por exemplo, apresentam certa facilidade: o som emitido está ali e pronto. Basta que a pessoa pressione a ação da tecla para que as notas ocorram.
Geralmente o violão é o instrumento mais indicado para se começar a tocar, embora seja um assunto meio “delicado“. Na teoria, o violão funciona do mesmo modo que a guitarra, e uma música tocada em um instrumento, pode até ser tocada em outro. Na prática, nem tanto.
O violão é um instrumento oco, enquanto a guitarra é instrumento fechado e inteiriço (exceto as semi-acústicas). Essa diferença consiste justamente porque o violão não era eficiente em salões de festas grandes, pois seu som ficava abafado em relação a outros instrumentos, como bateria ou saxofone.
Baixo é mais fácil do que guitarra Tá, essa pode não ser a razão mais louvável, mas fato é que o baixo é bem mais descomplicado do que a guitarra. ... A técnica é mais fácil de adquirir do que na guitarra clássica. Mas você tem que aprender a tocar o metrônomo para desenvolver seu ouvido e seu ritmo.
As 5 melhores guitarras para iniciantes
Toque ela desligada veja se ela tem um ressonancia legal, verifique o peso dela.. muito leve desconfie , verifique o braço se ta reto se tarrachas estão firmes , de bends pra ver se ela segura afinação.........etc...
Qual a melhor guitarra para iniciantes? Um guia para comprar a sua primeira guitarra
As Fenders Strato Mexicanas tem um excelente custo-benefício. Se vc ainda a achar muito cara, considere uma Squier Standard. Ainda no quesito preço (mais baixo), vc pode optar também pela Condor GX-50 ou pela Shelter SX SST-62 ou por uma Tagima 635 usada.
– Tagima Blues 3000 Apesar de ser um pouco mais cara que as outras guitarras, a Tagima Blues 3000 ainda continua tendo uma ótima relação custo-benefício, pois além de seu design arrojado, típico da tradição artesã da Tagima, ela possui uma construção e sonoridade mais sofisticadas.
As 9 Melhores Guitarras em 2018
Você pode encontrar facilmente guitarras que lhe sirvam sem precisar entrar no vermelho. Então prefira as guitarras entre 300 e 700 reais: você já vai ter muitas opções nessa faixa de preço. Afinal, também é importante que você aprecie o seu instrumento e que o design seja agradável para você.
Tagima
Esse artigo vai te dar dicas de como fazer a escolha certa.
Vemos dominando entre os guitarristas de worship (internacionais) basicamente 3 modelos: Semi Acústicas (Gretsch, Epiphone e Gibson), Les Paul (Epiphone, Gibson, Gretsch) e Telecaster (Fenders). Não quer dizer que não existam outras, vemos de vez em quando modelos customizados ou feitos por encomenda para luthiers.
Compre pessoalmente. A internet, sem dúvidas, chegou para ajudar a diminuir as distâncias. Mas quando falamos em comprar um instrumento usado, deixar de vê-lo pessoalmente pode ser um empecilho. É preciso ter muita confiança no vendedor para adquirir uma guitarra usada sem nunca ter visto e tocado nela.
Uma boa guitarra tem que ser afinada, manter a afinação, possibilitar a regulagem de ação das cordas que você quiser, não comprometer a sua técnica e ser durável.