Realmente os preços cobrados pela Microsoft na venda direta ao consumidor está fora da realidade, parece que a Microsoft quer que só compremos computadores de marca com o Windows instalado. Mas muitas lojas que montam computadores compram licenças O&M em grande quantidade, e vendem só a licença para seus clientes.
A variação de preço é mesmo grande e está relacionado ao tipo de licença, umas incluem o DVD outras não. As licenças mais em conta são as O&M, que não tem direito ao atendimento da Microsoft e são vendidas em grandes quantidades para empresas que montam computadores.
O Windows é o sistema operacional mais popular do mundo. Isso significa que provavelmente ele é o mesmo SO que você e seus funcionários estão habituados a usar tanto em casa quanto no trabalho, de forma que não terão grandes problemas para se adaptar a ele, eliminando dúvidas e economizando tempo.
O sistema de pesquisas não funciona. A mesma pesquisa de um arquivo feita em outro PC que ainda roda windows XP, além de ser infinitamente mais rápida retorna com todas as informações, enquanto no windows 10, extremamente lento, não retorna nenhum resultado mesmo existindo resultado para mostrar.
A empresa vem investindo bastante para sanar os pequenos problemas que o sistema apresenta e o resultado tem sido bastante positivo. Por isso, se o seu objetivo é utilizar o computador no dia a dia, para fazer pesquisas, assistir streaming e ficar por dentro das novidades, vale a pena sim atualizar o Windows 10.
A novidade acontecerá na atualização de maio para o sistema operacional, que é a versão 1903. Junto de uma série de alterações e novidades, o mínimo de 16 GB para o Windows de 32 bit, 20 GB para o de 64 bit subirá para 32 GB e isso vale para ambas as variantes.