participou do movimento parnasianismo e do simbolismo e foi classificado tambem como poeta pré-modernista , sempre buscando uma aproximação com a realidade. Sua obra pode ser dividida em três fases: ... -- na segunda os poemas possuem sua visão de mundo com pessimismo e melancolia do parnasianismo.
Resposta. Resposta: O soneto se opõe à estética parnasiana pois, no Parnasianismo, os poetas buscavam a perfeição e o Belo, ideal clássico de beleza. Assim, falar sobre putrefação e vermes é contrário ao que o Parnasianismo buscava.
tudo. E o vovô sério.
Augusto dos Anjos apresentou versos inovadores ao utilizar uma linguagem corrosiva e coloquial, incorporando à Literatura termos pouco poéticos, como escarro, verme, germe etc.
Resposta. Resposta: a poesia de Augusto dos anjos se diferencia pela distancia do interesse social abordado pelos autores do pre modernismo.
O pré-modernismo não é considerado uma escola literária pois é uma fase de transição. E o que diferencia ele de outras escolas literárias é o fato de o mesmo, não possuir um grupo de escritores que seguem os mesmos padrões literários.
O tema central é a fragilidade humana. O autor do poema mostra como é imensa a fragilidade do ser humano, e como é certeira a sua fatalidade, sua morte. Os versos vão desconstruindo tudo o que, em vida, as pessoas acham importante, mostrando que no final de tudo, todas as coisas que damos valor são perdidas.
O tema central do poema é o verme, pois quando o mesmo morre, leva todas as coisas que ocorre no mundo. Primeiramente, o Deus é tratado como algo supremo, que está acima de tudo, já a outra imagem trata ele como se fosse uma bactéria, ou seja, um verme, que representa todas as podridões da humanidade.
Resposta. Resposta: o eu lírico tem uma visão fatalista da vida , afirmando que a putrefação é o destino final de todos , cujos defuntos serão transformados pelo " deus verme " .
O sentimento que aflige o eu-lírico é a saudade da mulher amada. ... O amor do eu-lírico é totalmente espiritualizado, podemos percebê-lo pelo uso dos adjetivos "eterno" e "abençoada" nos últimos versos do poema.
No verso "Verme - é o seu nome obscuro de batismo.", podemos inferir que o eu lírico parece debochar do batismo - ritual comum no Cristianismo - já que o verme tem seu nome associado à decadência e à podridão.
Qual é o pensamento do eu lírico sobre esse tema? Justifique sua resposta com um verso do poema. Resposta: Ele não acredita no amor e o considera uma ilusão, uma mentira, conforme revela o verso "O amor da Humanidade é uma mentira".
A partir da leitura do poema, podemos sugerir que o eu lírico não acredita em idealismo, já que o critica ao longo do soneto. Podemos perceber a posição do eu lírico sobre o tema já na primeira estrofe, no verso "O amor da Humanidade é uma mentira".
É possível afirmar que a amada corresponde ao amor do eu lírico? ... Resposta: Sim, pois, no último verso, o eu lírico sugere que ela o espera ("teu amor me espera").
As sensações são por causa dos sonhos do eu lírico, como nesse trecho: "E nos meus sonhos desmaiando passa/A imagem voluptuosa da ventura", a partir daí, são narradas às desventuras sentidas e os desejos do eu lírico para com a pessoa amada.