Ele só pode ser mantido ligado no mesmo ambiente por, no máximo, três horas, do contrário, tornará o ambiente muito úmido e propício à formação de mofo e bolor, tão prejudiciais para a saúde respiratória quanto o ar seco.
O ar condicionado proporciona maior conforto térmico, mas consome mais energia e retira umidade do ambiente; já o ventilador é mais barato, porém refresca menos o cômodo.
A região que você mora pode ter influência direta nesta escolha, se onde você mora, a temperatura é mais amena e com boa ventilação, o climatizador e/ou ventilador já conseguem te atender, mas para as pessoas que moram em locais bem quentes e com pouca umidade, a opção do umidificador é a mais indicada.
Os umidificadores de ar tem como função manter o nível da umidade de ar do ambiente dentro dos padrões, assim facilitando a respiração.
Dormir com o ar condicionado ligado é mais saudável do que no caso do ventilador. Ele possui funções que aumentam a temperatura durante a noite para que não haja uma queda brusca de temperatura corporal.
O ar-condicionado resseca o ar, já o ventilador pode espalhar a sujeira. Saiba como se proteger para evitar doenças respiratórias.
Confira os 7 males causados pelo ar condicionado
Esses equipamentos podem provocar ressecamento das vias aéreas, resfriados e até desencadear doenças respiratórias como rinite, sinusite e pneumonia. Limpeza adequada e mudança de hábitos ajudam a aliviar os sintomas das alergias comuns quando a temperatura cai.
Em outras palavras, só você vai saber o que é melhor para amenizar o calor na sua casa. Se o frio do ar condicionado faz a criança espirrar muito, opte pelo ventilador. Com todas as precauções, ambos os aparelhos podem ser usados até para bebês.
Não! A não ser por uma contra-indicação pediátrica, a instalação do ar-condicionado no quarto do seu bebê não tem nenhum problema. Ele, inclusive, é uma alternativa mais saudável ao ventilador, que pode fazer a poeira circular pelo ar, além de não refrescar o ambiente de forma uniforme.
Isso ocorre porque o ventilador torna o ar muito seco e, consequentemente, resseca as vias respiratórias, como a boca e a traqueia. Essa sensação ruim pode não só atrapalhar o sono, como provocar irritação na garganta e tosse.
O recomendado é que a temperatura varie entre 22 e 27 graus, o suficiente para oferecer conforto térmico.
Por isso, separamos dicas para os pais que usam ar condicionado no quarto dos pequenos ficarem de olho:
Coloque o termômetro na axila do bebe e segure o braço contra o corpo por três minutos, ou até quando apitar (no caso dos digitais). Se a temperatura for até 36,9 oC não é febre. Não há nada a fazer. Se estiver entre 37oC e 37,5oC é uma febrícula ou estado subfebril.
O aumento da temperatura corporal no bebê só deve ser considerada febre quando passa dos 37,5ºC em uma medição na axila, ou 38,2º C no reto. Antes dessa temperatura, só é considerado como sendo apenas uma febrícula, que geralmente não é motivo de preocupação.
Para saber se o bebê está com frio ou calor, deve-se:
Se os dedos das mãos e dos pés estiverem muito gelados, o indicado é mergulhá-los em água morna (não quente), para que a temperatura volte ao normal. Seque seu bebê muito bem logo em seguida.
Isso pode ser um sintoma de Raynaud. É uma condição que afeta o fluxo sanguíneo nas extremidades do corpo humano, principalmente nas mãos e nos pés, mas também pode acometer o nariz e os lóbulos das orelhas, quando submetidos a uma mudança brusca de temperatura (frio) ou a situações de estresse.
O neném não sente frio, nem fome, não precisa tomar banho, não tem que trocar fralda e nada de trabalho. No entanto, se engana quem acredita que ele está ali de férias, só aproveitando a folga. Nada disso.
Nos primeiros três meses de gestação, o embrião já sente um desconforto sempre que sua mãe tem sentimentos negativos, percebendo desde muito cedo o amor e a rejeição.
Mesmo depois desse período “é difícil dizer que o feto sente alguma dor porque ela, como qualquer outra sensação, desenvolve-se no período pós-parto junto com a memória e outros comportamentos aprendidos.”