A Língua Portuguesa, ironicamente ou não, pode uni-los e separá-los: “Collor, FHC, Lula, Dilma; Bush, Clinton, Obama; eu espiono, tu espionas, ele espiona; nós protestamos; eles continuam a espionar e ponto.” Ah! Pelo novo acordo ortográfico, a expressão “ponto e vírgula” não mais faz uso de hífen.
Enumeração contínua Após os dois-pontos, a enumeração deve ser feita com letras minúsculas ou algarismos arábicos fechados por parêntese; deve-se iniciar o texto enumerado com letra minúscula e encerrá-lo com ponto e vírgula.
Veja os exemplos: "Eduardo acordou, falou com sua noiva, tomou café da manhã, tomou banho e saiu para o trabalho." "Primeiro, Maria chegou no trabalho e falou com seus colegas. Segundo, desceu para atender seus pacientes."
A produção de um texto por enumeração visa enumerar determinados eventos, coisas ou características para o leitor. Desta forma, o autor deve apresentar a sequência que deseja seguindo uma ordem estabelecida pelo próprio.
O sinal de dois-pontos é utilizado para citar a fala de alguém, iniciar uma enumeração e introduzir um esclarecimento ou explicação. Observe o uso dos dois-pontos nos enunciados abaixo: (1) Olhou para mim e disse: - Queira entrar, por favor! Não pare agora...
Dois Pontos (:) Esse sinal gráfico é utilizado antes de uma explicação, para introduzir uma fala ou para iniciar uma enumeração.