Muitos usuários de insulinas utilizam NPH com uma insulina rápida (regular ou ultrarrápida). Essas podem ser aplicadas no mesmo momento, numa mesma seringa, desde que seguida a técnica correta. ATENÇÃO: As insulinas glargina e detemir não podem ser misturadas com nenhuma outra insulina na mesma seringa.
A resistência à insulina acontece quando as células do nosso corpo passam a precisar de cada vez mais insulina para absorverem a glicose do sangue.
Os valores normais do Índice Homa para adultos podem variar de acordo com o Índice de Massa Corporal, porém, de forma geral, os valores são: Valor de Referência do Homa-IR: inferior a 2,15; Valor de Referência do Homa-Beta: entre 167 e 175.
O índice de HOMA é um cálculo de execução simples, que se fundamenta nas dosagens da insulinemia e da glicemia, ambas de jejum, descrito em 1985 por David Matheus. Sua finalidade é determinar a resistência à insulina (HOMA-IR) e a capacidade funcional das células beta pancreáticas (HOMA-BETA).
HOMA-beta é o método mais utilizado para estimar a secreção de insulina, através da estimativa da função da beta-célula a partir dos valores de insulina e da glicemia em jejum, que refletem o balanço entre a produção hepática de glicose e a secreção de insulina.
O Modelo de Avaliação da Homeostase, mais conhecido como índice HOMA, representa uma das alternativas à técnica de clampe para avaliação da RI e da BcC, fornecendo uma medida indireta da RI ao avaliar, em condições de homeostase e jejum, a insulina endógena e a glicemia (22).
Foi feito o cálculo do HOMA-IR de acordo com fórmula = insulina de jejum (µU/L) x glicemia de jejum (nmol/L)/22.
A interpretação da curva glicêmica após 2 horas é da seguinte forma: