O Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) é o processo seletivo para ingresso na carreira de diplomata. Vem sendo realizado, desde 1996, com a regularidade de pelo menos uma vez por ano. Sucede o exame vestibular para admissão no Curso de Preparação à Carreira de Diplomata (CPCD), que vigorou até 1995.
8 horas
O concurso será realizado em três fases: Terceira fase: provas escritas de história do Brasil, geografia, política internacional, economia, direito e língua espanhola e língua francesa, de caráter eliminatório e classificatório.
O único benefício que o diplomata dispõe é a residência funcional. Como o senhor classifica essa oportunidade que essas pessoas (diplomatas) terão em relação ao contato com outras culturas, povos e costumes? Acho uma experiência fascinante, muito enriquecedora como ser humano e como profissional.
A remuneração vai aumentando conforme o diplomata progride na carreira e assume cargos mais altos, na seguinte ordem: Segundo Secretário: R$ 21.
As 25 vagas a serem preenchidas no concurso Diplomata estão dispostas da seguinte forma: Ampla concorrência: 18 vagas; Candidatos negros: 5 vagas; Pessoas com deficiência (PcD): 2 vagas.