No micro-ondas Ajeite os vidros dentro do micro-ondas e coloque 5 colheres (sopa) de água dentro deles. Deixe por, no mínimo, 2 minutos e retire com cuidado. Escorra a água e deixe secar naturalmente. Preste muita atenção: esse método não é indicado para vidros que possuem qualquer parte metálica!
1) Em banho-maria: encha uma panela grande com bastante água e coloque com cuidado o vidro e a tampa. Leve ao fogo alto e deixe ferver por, no mínimo, 15 minutos. Desligue o fogo e utilize uma pinça de cozinha para retirar os itens da água, sempre com cuidado para não se queimar nem deixar o vidro cair.
Fervendo os recipientes: este é o método mais comum de esterilizar qualquer pote. Basta ferver potes e tampas por, no mínimo, 15 minutos. Depois deixe-os secar virados com a abertura para baixo, sobre panos limpos. No forno: esta forma de esterilização só funciona para potes de vidro.
Para esterilizar os seus potes de vidro basta encher uma panela grande com bastante água, colocá-los dela com a boca virada para baixo (e sem tampa) e levar ao fogo alto. Quando a água começar a ferver, conte cerca de 10 a 15 minutos e desligue o fogo. Mas, cuidado!
Para cultivar o Kefir dê preferência a jarras e recipientes de vidro, sempre bem limpos, porque eles não interferem no desenvolvimento do Kefir. Recipientes de plástico podem ser propensos a contaminação. Para limpar bem os vidros onde você vai deixar o Kefir fermentando, lave com água e passe água fervente.
Como esterilizar garrafas e potes de vidro para armazenamento de alimentos
Conserve geleias e compotas Encha o vidro completamente e não deixe nenhuma bolha de ar no pote. Limpe a boca do pote com um pano úmido e feche-o com a tampa metálica. Aperte com força a tampa para manter o vácuo. Deixe o pote de cabeça para baixo até esfriar e guarde-o.
Tampe bem os frascos e mantenha-os virados para baixo durante algumas horas. De igual forma, depois de inserir o conteúdo no interior dos frascos até enchê-los completamente, há quem os coloque tampados numa panela cheia de água e deixe ferver por cerca de 15 minutos.
Potes Purezza com tampa de plástico (Divulgação / Tramontina) Algumas dicas de como guardar seus suprimentos de forma segura em potes de vidro: - Ao chegar do mercado, passe um pano úmido com álcool gel 70% nas embalagens; - Mantenha os potes de vidro limpos e prontos para receber os seus alimentos; - Se não tiver ...
“Este pote pode ter contato direto com os alimentos e pode ser levado ao freezer e ao microondas. ... O vidro não oferece esse risco mas exige cuidado quando usado para congelar alimentos. “Nunca se enche o pote todo isso pode causar quebra do recipiente”, conclui.
Você pode usar potes de vidro para armazenar sobras de alimentos na geladeira. ... Os potes de vidro também podem ser usados para congelar vários tipos de alimentos (morangos, banana madura, pão caseiro, molho de tomate...). Você também pode utlizar garrafinhas de suco para congelar leites vegetais ou sucos feitos em casa.
Para congelá-lo em potes de vidro basta escolher algum com boca larga e deixar um espaço livre de dois dedos até a tampa. Em geral, os líquidos expandem após congelados, portanto é essencial deixar um espaço extra para que o vidro não quebre com a pressão.
O vidro também pode quebrar no congelador, pois a comida se expande durante o congelamento. Se não houver espaço sobrando no recipiente, a pressão causará a quebra do vidro.
Por causa da baixa temperatura, o líquido no interior da garrafa se solidifica. Durante esse processo, a expulsão de gás carbônico (CO2) e as propriedades de dilatação da água (que está na composição da cerveja) fazem com que o líquido ganhe mais volume quando a temperatura cai de 4 ºC a 0 ºC, ou até abaixo de zero.
Congelar o molho Quando o molho já estiver frio, transfira para um recipiente de vidro com tampa, feche bem. Então, cole uma etiqueta indicando o dia em que o molho foi preparado e comece a contagem. Ele pode ser armazenado por 1 mês no congelador, 3 meses no freezer e até 5 dias na geladeira.
3 meses
cinco dias
Faço assim:
Extrato de Tomate ELEFANTE (pode ser congelado em forminhas de gelo e ir direto para panela).
Siga a validade do rótulo, que costuma ser de 3 dias depois de aberto, e verifique se há alterações de odor, limo na superfície, melado ou coloração rosada.
Um dos sinais mais comuns é um selamento violado ou uma tampa inchada. Isso significa o crescimento de fermentação e bactérias. Vestígios de alimento seco no vidro, bolhas de ar, crescimento de mofo ou odores e cores desagradáveis são todos indícios de que o conteúdo do pote passou de sua validade.
A maionese muda de cor quando se estraga, tornando-se mais amarelada à medida que tempo passa. Quando ela mudar de cor, não se arrisque – jogue-a fora e gaste um pouco mais de dinheiro com outro frasco novo. O cheiro também será notável e tem sido descrito como ácido.
Conservar em lugar seco e fresco. Após aberta, conservar em geladeira e consumir no máximo em 2 meses. Conservar em lugar seco e fresco. Após abertos, conservar em geladeira e consumir no máximo em 3 dias ou congelar.
Pode ficar na mesa, sem refrigeração Tanto a maionese industrializada quanto a caseira devem permanecer em refrigeração e ter respeitado o prazo de validade, que no caso das caseiras é de no máximo dois dias.
A maionese deve ser conservada na geladeira. No caso do produto industrial respeite o prazo de validade. Já a maionese caseira deve ser consumida em menos de dois dias.