Qualquer árvore que estiver com a sua estrutura comprometida ou oferecendo perigo à fiação elétrica, independentemente da espécie, pode ser podada e, em casos extremos, cortada. É sempre necessário ter autorização da prefeitura, para a poda ou o corte de qualquer tipo de árvore. Verdade.
Agora é hora de colher! Se for feito de maneira adequada, nas condições que o abacateiro gosta, os frutos irão aparecer em três anos, aproximadamente, a partir da data do plantio, caso tenha sido plantado por enxertia. No caso de plantio por semente, a floração e frutificação começa aos cinco anos de idade.
A floração ocorre, normalmente, durante o mês de abril. Os frutos são carnudos, do tipo drupa, com uma só semente. Os abacateiros têm uma característica curiosa no comportamento da sua floração. Em algumas variedades as flores têm os pistilos recetivos de manhã, fecham ao meio-dia e deixam servir o pólen à tarde.
Abacate
O abacateiro, cujo fruto é o abacate, também designado como abacado, loiro-abacate e louro-abacate é uma espécie da família Lauraceae, de nome científico Persea americana.
Originário do México e América Central, o abacateiro foi introduzido no Brasil em 1809. Botanicamente, pertence à família Lauráceae, da qual fazem parte a caneleira e o sassafrás. Suas flores embora hermafroditas, apresentam protoginia, pelo que os cultivares são classificados nos grupos A e B.
Relata-se que no Brasil, o abacateiro foi introduzido em 1809, vindo da Guiana Francesa (Simão, 1971). Antes disso, nos séculos XVI e XVII, a sua presença é incerta e discutível (Teixeira 1991).
O abacate é o fruto do abacateiro (família da laureáceas), uma planta nativa do México e de algumas regiões da América do Sul, cultivada também nas Ilhas Canárias e Ilha da Madeira.
Encha um copo com água, coloque três espetos na semente e coloque-a sobre a boca do copo. O ideal é que a água cubra metade da semente. Deixe o copo descansando perto de uma janela. Esse cuidado é essencial para o desenvolvimento da muda.
Como consumir a semente? A semente do abacate tem um sabor amargo e adstringente, devido as suas propriedades medicinais. Para consumi-la retire a casca fina de pele marrom, rale-a, e opcionalmente, toste-a em fogo baixo.
Dica: A parte mais pontuda do caroço deve estar para cima (fora da água). Se não, ele não brotará. Você verá que, com o passar dos dias, o caroço ficará enrugado, vai rachar, se abrir e um brotinho vai começar a nascer e crescer para dentro da água, até atingi a base do copo.
1 – Certifique-se de que o abacateiro está plantado em um solo bem drenado. Ele não irá prosperar e dar frutos se o solo estiver encharcado. Caso o solo esteja inadequado, deposite composto e terra em torno da base da árvore para criar um sistema de drenagem mais eficiente.
Quando o caule tiver um centímetro de espessura e altura de 10 a 15 centímetros do solo, faça a enxertia com os ramos de matrizes. Elimine o caule do porta-enxerto por meio de um corte em bisel (inclinado) e, no tecido exposto, una o ramo da planta matriz também cortado em bisel.
Plantio e Adubação : Adicionar 15 a 20 litros de esterco de curral bem curtido, 200 gramas de farinha de ossos e 300 g de adubo granulado tipo NPK formulação Não esquecer de colocar areia no fundo da cova e soltar o solo para garantir a drenagem. Regar a seguir.
O abacateiro serve para ajudar no tratamento de abcessos, problemas do fígado, aftas, anemia, amigdalite, infecções urinárias, bronquite, cansaço, cefaleias, diarreia, dispepsia, dor de barriga, estomatite, estresse, gases, gota, hepatite, má digestão, tosse, tuberculose, varizes e vermes.
O abacate é um ingrediente versátil na cozinha, servindo tanto em receitas doces como salgadas. Mas sua adaptabilidade vem do berço, já que a produção é viável em praticamente todo o país. Vindo de uma árvore resistente e que exige poucos cuidados, a produção da fruta pode chegar a 600 quilos por pé.
Abacate ou avocado, qual é o melhor?
Veja detalhes dos benefícios a seguir:
Visualmente, as principais diferenças são o tamanho: o abacate costuma ser pelo menos duas vezes maior. Quanto às cascas, a do abacate é verde, mais fina e lisa, enquanto o avocado tem casca marrom, dura e rugosa. O sabor e a textura diferem pouco: o avocado é levemente menos doce e tem consistência mais firme.
O Abacate Margarida é uma variedade do fruto que apresenta um formato mais arredondado, casca levemente rugosa, polpa verde clara e caroço pequeno. Essa variedade de abacate apresenta um sabor suave e delicioso, sendo uma ótima opção para acompanhar saladas e receitas.