Em geral, a natação tem ótimos ganhos cardiorrespiratórios. O nado Borboleta pode ser destacado nesse sentido por ter um trabalho de respiração ligado a força. Os exercícios respiratórios contribuem para o tratamento de doenças como asma e bronquite.
Nado borboleta: a respiração frontal precisa ser rápida e o queixo mantido na água. Expiração mais lenta, assim que a cabeça volta a submergir. Nado peito: aqui a respiração é frontal, logo depois que o nadador empurra a água com os braços e assim, consegue-se projetar a cabeça para fora.
Conheça os quatro estilos da natação: crawl, costas, borboleta e peito
Levando em conta o posicionamento do tórax e o movimento de pernas e braços, oficialmente existem quatro tipos de nados nas provas do esporte: livre, costas, peito e borboleta.
Tipo mais fácil de nado, o crawl também é o mais praticado no mundo. "Esse tipo é facilmente realizado por pessoas de todas as idades, inclusive os idosos", explica a personal trainer e professora Rosana Tarlé, da Academia Forum Exere Fitness.
nado de peito
O ideal é que as crianças só comecem a participar de competições a partir dos 9 anos. Nessa faixa etária, as aulas já têm entre 45 e 60 minutos de duração. O volume de treino deve ser adequado à idade e aos níveis de desempenho de cada um.