As angiospermas, em sua maioria, podem ser classificadas em dois grandes grupos: monocotiledôneas e eudicotiledôneas. Cerca de 90.
O fruto é uma estrutura presente apenas nas angiospermas, com a função principal de proteger as sementes. Surge, geralmente, após a fecundação, a partir do desenvolvimento do ovário vegetal. Dessa forma, é importante diferenciar o termo fruto de fruta.
Resposta: Após a polinização e a fecundação, a flor sofre uma modificação extraordinária. De todos os componentes que foram vistos anteriormente, acabam sobrando apenas o pedúnculo e o ovário. ... O ovário sofre uma grande modificação, se desenvolve e agora dizemos que virou fruto.
Mas, bonitas ou não, as flores têm a função de permitir a reprodução sexuada das plantas em que elas ocorrem. A flor é o sistema reprodutor de uma planta (gimnospermas e angiospermas). ... Depois da fecundação, nas angiospermas, formam-se frutos e sementes.
A importância do fruto nas plantas angiospermas se dá pelo fato do fruto fornecer a proteção necessária para a semente (também chamado de embrião) e é um excelente dispersor de sementes. ... Esse poder de dispersão de flor e fruto faz das angiospermas as plantas que ocupam maior parte da biosfera terrestre.
O fruto tem como principal função proteger a semente, porém pode também servir para ajudar na dispersão delas, atraindo animais dispersores ou ajudando a semente a flutuar na água ou planar no ar. Em geral, os frutos possuem uma semente e um pericarpo, formado por três camadas: epicarpo, mesocarpo e endocarpo.
O pericarpo é a parte resultante do desenvolvimento da parede do ovário, já as sementes são provenientes dos óvulos fecundados. O pericarpo pode ser dividido em três camadas: epicarpo, mesocarpo e endocarpo. O epicarpo é a camada mais externa do fruto e é formado apenas pelo tecido epidérmico externo.
a) O tomate é um fruto, portanto originou-se do ovário da flor.