O HBsAg é a substância presente na superfície do vírus da hepatite B que pode ser detectada em exame de sangue de pessoa infectada. Assim, o exame HBsAg positivo indica infecção pelo vírus da hepatite B. Se persistir alterado por 6 meses, o indivíduo é considerado portador de hepatite B crônica.
O Anti-HBe é um anticorpo específico contra o vírus da hepatite B que pode ser pesquisado no sangue. Os níveis de anti-HBe começam a ser detectados conforme o sistema imune começa combater o vírus. Esses níveis estão relacionados à diminuição da multiplicação viral.
As mais comuns (dor, vermelhidão e induração) são relacionadas ao local de aplicação da vacina, que é intramuscular. Eventualmente, pode ocorrer febre nas primeiras 72 horas após vacinação. Reações alérgicas graves (anafilaxia) são raras.
Os sintomas do rotavírus começam com febre e vômito, seguidos de diarreia aquosa, que normalmente dura de cinco a sete dias. Caso os líquidos perdidos não sejam repostos, com frequência ocorre a desidratação.
Como é o tratamento do rotavírus? Geralmente, os casos mais leves do rotavírus se curam naturalmente, sendo que a pessoa precisa se manter bem hidratada, por meio da reposição dos líquidos e minerais que são eliminados nas fezes. O soro caseiro pode ser um grande aliado no tratamento do rotavírus.
Na maior parte das doenças causadas por vírus com essa apresentação, o quadro dura de 3 a 7 dias, claro, já apresentando sinais de melhora a partir do 2º ou 3º dia. É muito importante a verificação desses sinais e o acompanhamento médico caso os sintomas não melhorem ou desapareçam entre três e quatro dias.
Nos adultos, a infecção costuma ser mais benigna. O Rotavírus é transmitido por via fecal-oral, pelo contato direto entre as pessoas, por utensílios, brinquedos, água e alimentos contaminados.
O rotavírus é uma doença causada por sete tipos diferentes de sorotipos que são antigêncios diferentes, mas da mesma espécie microbiana. Porém, apenas três infectam o ser humano. Os principais sintomas são diarréia - que pode levar a desidratação -, vômitos e febre, além de problemas respiratórios, como coriza e tosse.