A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no país, para apresentação e formatação de trabalhos científicos (tese, dissertação, artigo científico, pôster etc.). As normas são adotadas segundo cada Instituição e com o auxílio de um orientador.
Uma das finalidades principais da NBR é aumentar a rentabilidade, qualidade e competitividade do produto no mercado. Para isso, as normas brasileiras promovem regulamentos, diretrizes, características ou orientações sobre determinado material, produto, processo ou serviço.
As normas técnicas são documentos criados para estabelecer um conjunto de regras sobre um determinado assunto ou atividade.
Uma norma técnica (ou padrão) é um documento, produzido por um órgão oficial acreditado para tal, que estabelece regras, diretrizes, ou características acerca de um material, produto, processo ou serviço.
Consiste, em particular, na elaboração, difusão e implementação das Normas. A normalização é, assim, o processo de formulação e aplicação de regras para a solução ou prevenção de problemas, com a cooperação de todos os interessados, e, em particular, para a promoção da economia global.
Como Elaborar Normas O processo de elaboração de um Documento Técnico ABNT é iniciado a partir de uma demanda, que pode ser apresentada por qualquer pessoa, empresa, entidade ou organismo regulamentador, que estejam envolvidos com o assunto a ser normalizado.
Os níveis da normalização costumam ser representados por uma pirâmide, que tem em sua base a normalização empresarial, seguida da nacional e da regional, ficando no topo a normalização internacional.
Uma empresa que segue as normas consolida-se como referencial para o mercado. Além disso, abre portas para conseguir certificações que atestam a normalização da empresa, tornando-a mais competitiva e forte. A normalização também é fundamental para exportação dos produtos.
A normalização é o processo de desenvolvimento, difusão e aplicação de normas técnicas, para a solução ou prevenção de problemas, com a participação de todos os interessados, para a promoção da economia global.