O Cimento CP IV é indicado para ser utilizado em obras que ocorrem em ambientes agressivos como esgotos, subsolo, obras em locais marítimos, barragens, etc.
O Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos tem baixo calor de hidratação, o que o torna bastante recomendável na concretagem de grandes volumes e sob temperaturas elevadas. É bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos, como por exemplo ataque por sulfatos.
O gesso é adicionado a todos os tipos de cimento porque age como um retardador de pega, ou seja, retarda o início do endurecimento do cimento. Sem o gesso, ao adicionar água, o cimento endureceria instantaneamente.
Geralmente, o objetivo é o de secagem rápida, pois ao se misturar o gesso com o cimento, obtém-se um rápido endurecimento do revestimento. A mistura também proporciona rapidez na aplicação, economia de tempo e um bom acabamento da parede. ... O gesso com cimento é ainda menos resistente do que o reboco comum!
Reboco de parede com gesso Diferentemente da argamassa, que necessita que a parede esteja preparada com chapisco, emboço e reboco, o gesso pode ser aplicado diretamente nos tijolos ou blocos quando a estrutura estiver aprumada e dentro do esquadro.
Usualmente vemos bastante o Cimento Portland de Alta Resistência Inicial (CPV ARI), que é um cimento rico em C3S, componente responsável pela resistência inicial. Porém, esse cimento libera alta quantidade de calor em poucas horas, contribuindo para o calor de hidratação.
O silicato tricálcico (C3S) é o maior responsável pela resistência em todas as idades, especialmente ate o fim do primeiro mês de cura. O silicato bicalcico (C2S) adquire maior importância no processo de endurecimento em idades mais avançadas, sendo largamente responsável pelo ganho de resistência a um ano ou mais.
30 °C
Silicato Dicálcico (C2S): é o responsável pela resistência do concreto em idades mais avançadas, por isso libera calor lentamente; ... Aluminato Tricálcico (C3A): libera bastante calor logo nas primeiras horas e reage com a água para formar a etringita.
O cimento Portland é o principal aglomerante hidráulico utilizado na construção civil. Quando misturado com a água dá origem a uma série de reações químicas, denominada de hidratação. Essas reações possuem velocidades distintas, onde a gipsita é a primeira fase a ser consumida e os silicatos em idades posteriores.
As propriedades físicas do cimento Portland são consideradas sob três aspectos: propriedades do cimento puro (pó), propriedades da mistura do cimento com água (pasta) e propriedades da mistura da pasta de cimento com agregado padronizado (argamassa).
21 dias
Se uma viga for de pequeno porte e foi executada diretamente por cima de uma parede, será normal encontrar casos onde ela é parcialmente desenformada com 7 dias em vãos pequenos, mas não será menos de 14 ou 21 dias se esta mesma viga estiver sobre um vão livre e escoras, que serão parcialmente removidas até os 21 dias.
14 dias
28 dias
Dependendo da intensidade da chuva, ela pode dificultar o acabamento da laje, logo que o concreto não terá a consistência esperada. ... O fato de não poder se concretar laje com chuva, também se aplica em não poder concretar pisos industriais, e qualquer estrutura que fique exposta em períodos chuvosos.