C4H10
C₁₀H₂₂
7 carbonos
C5H10
1-Heptanol é o álcool primário linear saturado com sete carbonos. Sua fórmula química é CH3(CH2)6OH.
Os alcanos também são chamados de parafinas ou hidrocarbonetos parafínicos, sendo que essa palavra vem do latim parum, que significa “pouca ou pequena”, e affinis, que é “afinidade”, isto é, “pouca afinidade”.
Os alcanos, também chamados hidrocarbonetos parafínicos ou parafinas, são compostos constituídos exclusivamente por carbono e hidrogênio e forma uma série homóloga de fórmula geral CnH2n +2, cujo primeiro membro é o metano (CH4).
Os alcanos são hidrocarbonetos que apresentam apenas ligações simples e cadeias abertas, ou seja, são saturados e acíclicos. Esses compostos também são chamados de hidrocarbonetos parafínicos ou parafinas. A fórmula geral dos alcanos é CnH2n+2. Os alcanos são responsáveis por formar o petróleo e o gás natural.
Os hidrocarbonetos podem ser divididos em alcanos, alcenos, alcinos e alcadienos – que são classificados de acordo com a instauração da cadeia (dupla(s) ou triplas ligações) – e ciclanos, que são as cadeias fechadas.
A nomenclatura de hidrocarbonetos é definida a partir de três elementos básicos: prefixo + infixo + sufixo. Essa denominação varia de acordo com o número de carbonos da cadeia principal e as ligações realizadas entres eles. ... Os hidrocarbonetos são compostos que pertencem à Química Orgânica.
Os alcenos ou alquenos são hidrocarbonetos que apresentam uma ligação dupla em sua cadeia carbônica. A fórmula geral dos alcenos é: CnH2n. A maioria dos alcenos são produzidos em laboratório e poucos são encontrados na natureza.
Também chamados de hidrocarbonetos etilênicos ou olefinas, os alcenos são compostos constituídos exclusivamente por carbono e hidrogênio e possuem fórmula geral CnH 2n, cujo primeiro membro é o eteno (C2H4). ... Ao contrário dos alcanos, os alcenos são muito raros na natureza.