A UTI é setor obrigatório em todo hospital, devendo ter uma área distinta com capacidade de leitos de 6% a 10 % do total de leitos existentes no hospital, sendo sua planta física composta de 9 a 10 m2 por leito, ter uma iluminação adequada com um gerador próprio, um ambiente climatizado, paredes laváveis, a unidades ...
A equipe da UTI tem como objetivo dar a melhor assistência a todos os pacientes e oferecer apoio aos familiares. O que é Unidade de Terapia Intensiva? A UTI é uma unidade hospitalar de pacientes que necessitam de cuidados intensivos por uma equipe especializada composta por profissionais de diferentes áreas.
Quanto ao porte, a instituição pode ser denominada da seguinte forma: Pequeno: tem capacidade menor ou igual a 50 leitos; Médio: possui de 51 a 150 leitos; Grande: oferece de 151 até 500 leitos; e Porte especial ou extra: dispõe de quantidade superior a 500 leitos.
A estrutura física conta com recepção, consultórios de atendimento médico, sala de aplicação e um ambiente interno totalmente preparado para a manipulação de medicamentos. Para facilitar o acesso dos clientes, há estacionamento próprio.
Os hospitais estão entre os organismos mais complexos de serem administrados. Neles estão reunidos vários serviços e situações simultâneas: hospital é hotel, lavanderia, serviços médicos, limpeza, vigilância, restaurante, recursos humanos, relacionamento com o consumidor.
A instituição hospitalar pode surgir em forma de sociedade particular, contendo um ou vários sócios ou em decorrência de um ato oficial nas esferas federal, estadual ou municipal. As entidades hospitalares fazem parte de um grupo de instituições prestadoras de serviços e podem ter ou não fins lucrativos.
Hospital geral – hospital destinado a prestar assistência sanitária a doentes, nas quatros especialidades básicas.
Num "Hospital Geral" os serviços oferecidos variam muito e também os departamentos que esses possuem. Eles podem ter serviços de atendimento à casos graves, tais como departamento de emergência, centro de trauma, unidade de queimados, cirurgia de emergência ou atendimento de urgência.
Uma policlínica é uma instituição médica onde é prestada uma gama alargada de cuidados de saúde, incluindo serviços de diagnóstico e de tratamento ambulatório, sem necessidade de internamento.
As Policlínicas visam prestar serviços de média complexidade na rede de saúde da região, ampliando o acesso ambulatorial à especialidades médicas diversas e exames em busca de uma maior atenção à saúde do paciente.
Passos básicos para montar uma clínica médica
Quais são as melhores plataformas de Telemedicina?
Em média, são desembolsados em torno de 80 mil a 800 mil no processo de abertura de uma clínica médica! Ao definir um lugar, é preciso estar ciente de qual é o seu público-alvo.
Na teoria, sim, qualquer pessoa pode abrir uma clínica médica. Veja bem, estamos falando de um negócio com qualquer outro – e não é necessário ter formação em medicina ou na área da saúde para começar a empreender na área.
Então, você fará o seguinte cálculo: O resultado será 7,81%. Essa é a rentabilidade anual do seu negócio. O objetivo, portanto, é que sua clínica seja rentável, trazendo retorno sobre o investimento, e lucratividade, obtendo saldo positivo em relação às despesas.
Considerando que uma clínica fatura cerca de R$ 200 mil mês, durante 5 anos, prazo de contrato médio para uma franquia, o cliente economiza cerca de R$ 700 mil reais em contratar a Rede 10 Saúde”, explica Ricardo.
Para obter um funcionamento legal e seguro, é preciso buscar uma série de autorizações, advindas, por exemplo, do corpo de bombeiros, da Vigilância Sanitária e de outros órgãos da prefeitura – o que varia de cidade para cidade –, bem como do registro do consultório enquanto pessoa jurídica (CNPJ).
Veja como montar um consultório odontológico em 10 passos
Como abrir uma clínica de nutrição em 9 passos