O Engenheiro Aeroespacial é o profissional que projeta e constrói aeronaves, veículos espaciais, foguetes e satélites. Além disso, também faz a gestão de operações no espaço.
O que vem à sua mente quando você pensa em engenheiros? Quando meu pai era vivo havia uma generalização de que todos os engenheiros carregavam uma régua de cálculo. No início da minha carreira, as calculadoras eram itens populares para se ter nas mãos. Qualquer objeto que venha inicialmente à sua mente, provavelmente demonstra um equívoco comum relacionado aos engenheiros.
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) está localizado em São José dos Campos-SP. Na primeira fase, os candidatos fazem provas de:
Agora, quando contratamos novos engenheiros, não consideramos somente o bom desempenho do candidato no que diz respeito ao seu ofício, mas também buscamos saber sobre suas experiências de trabalho durante a universidade, seus interesses pessoais, além de trabalhos paralelos que ele tenha desenvolvido na área de negócios e gerenciamento de projetos. Estas “conquistas adicionais” demonstram a capacidade do indivíduo de assumir postos de liderança e como ele interagiria com os clientes da Honeywell. Como a indústria aeroespacial evolui a cada dia e se torna cada vez mais competitiva, as expectativas ligadas aos engenheiros também se tornaram mais abrangentes.
Assim, prepara-te para teres disciplinas como, por exemplo, Álgebra, Cálculo e Química. Além disso, terás cadeiras como Sistemas de Propulsão e Mecânica de Voo, entre outras.
A Engenharia Aeroespacial se dedica a fazer a manutenção de aeronaves, veículos espaciais, satélites e foguetes. Além disso, o profissional formado na área lida com projetos e construção desses elementos. Ele também é capaz de gerenciar atividades que ocorrem no espaço e nos sistemas de coordenação do tráfego aéreo.
Sem dúvida, esse é o momento de se esforçar bastante. Caso a pessoa se destaque na empresa, há grandes probabilidades de ser efetivada após o término do estágio e depois do fim da faculdade.
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está localizada em Belo Horizonte e é outro processo seletivo bastante concorrido. Vale destacar que o vestibular da UFMG foi extinto em 2013. Desde então, os alunos são selecionados por meio da nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por isso, a inscrição nessa universidade deve ser feita por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
O trabalho de um Engenheiro Aeroespacial passa por pensar, desenhar e desenvolver veículos aéreos e espaciais. Além disso, cria todos os sistemas de apoio e controlo dessas aeronaves.
Há poucos, mas bons cursos universitários na área da Engenharia Aeroespacial. Isso é muito importante, pois para teres uma oportunidade de trabalho, precisas de ter uma graduação reconhecida.
Gostou do artigo? Agora que você já está dominando o tema de Engenharia Aeroespacial, aproveite para conhecer o StoodiEng, nosso plano exclusivo para quem quer passar nas melhores faculdades de Engenharia do Brasil!
Selecionamos algumas faculdades de Engenharia reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC onde você vai encontrar facilidades como bolsas de estudo, financiamento sem burocracia, descontos e convênios.
Destacamos anteriormente que o engenheiro aeroespacial é o profissional responsável por liderar projetos de construção e manutenção de veículos espaciais, foguetes, aeronaves e satélites. Considerando isso, o indivíduo deve ter expertise e habilidades necessárias para gerenciar as atividades que desenvolvem no espaço e no tráfego aéreo.
O mundo da Engenharia é amplo. Tem a Mecânica, de Produção, Elétrica, Civil, Mecatrônica, Química… são várias opções, disponíveis na modalidade presencial e a distância – que na verdade é semipresencial, o aluno frequenta a faculdade uma ou duas vezes por semana e acompanha o restante do curso pela internet, com provas e trabalhos presenciais também.
A Universidade de Brasília (UnB) seleciona os candidatos por meio da nota do Enem (entrada no primeiro semestre), vestibular (segundo semestre). Há ainda o Processo de Seleção Seriada (PAS). Ele é feito em três etapas (uma em cada série do ensino médio). Quem obtém as melhores médias, acima da nota de corte, que é bastante alta, consegue a vaga na universidade.
Contar com uma grande e dedicada equipe de engenheiros que englobe essas características é muito importante para as empresas. Estas características nos ajuda a conduzir nossa liderança em inovação e fornecimento de produtos e serviços tecnicamente ricos para os nossos clientes, o que acaba tornando os negócios mais seguros e eficientes. Meus 30 anos na Honeywell proporcionaram a oportunidade de aprender essas habilidades através de múltiplas atribuições de trabalho, seja em engenharia, na cadeia de suprimentos e na gestão de marketing e de produtos. Ao desempenhar esses papéis pude melhorar minha compreensão sobre como a nossa empresa trabalha, além de ter ajudado a desenvolver minhas habilidades de liderança e comunicação, trabalhando com meus mentores, interagindo com equipes internacionais, falando com clientes e fornecedores, e me apresentando em diversos fóruns e reuniões.
As funções a serem exercidas podem variar bastante conforme o local no qual o estudante for estagiar. No entanto, boa parte das atribuições estão relacionadas com a participação em projetos de desenvolvimento de aviões, satélites e foguetes e outras atividades inerentes à área.
A construção de sistemas aeroespaciais, portanto, é um dos principais pontos relacionados à profissão, e isso é trabalhado desde os primeiros períodos da faculdade. Quem é graduado na área pode atuar em diferentes setores aeronáuticos, incluindo o segmento de defesa e o campo aeroespacial.
A indústria aérea está aquecida e isso tem contribuído para aumentar a demanda em relação aos profissionais de Engenharia Aeroespacial. Ainda é necessário muito investimento nesse setor no Brasil, porém há necessidade de profissionais capacitados, por causa do alto grau de conhecimento exigido por parte dos indivíduos formados na área.
730 pontos
Hoje quem lida com Relações Internacionais tem muito mais opções de trabalho à disposição, além da tradicional diplomacia. ... Tem vaga em empresas privadas, assessorias e organizações não-governamentais, dentre tantos outros.
Aqui o profissional pode atuar em ministérios, agências, autarquias, secretarias, consulados, embaixadas, etc. O objetivo é criar oportunidades de relações, seja com outros níveis do governo interno ou com nações internacionais e, assim, promover a localidade para a qual trabalha, melhorando as exportações e o turismo.
Quanto ganha um profissional de Relações Públicas?