No Evangelho de Lucas (Lucas 5:1-11), a primeira ocorrência da pesca milagrosa ocorre logo no começo do ministério de Jesus e, como resultado, Pedro, Tiago e João, estes dois últimos, filhos de Zebedeu, se juntam a Jesus e passam a segui-lo como seus discípulos.
São Pedro Primeiro papa Conheceu Jesus quando este pediu para utilizar um de seus barcos de modo a poder pregar para uma multidão que o aguardava. Pedro estava lavando as redes com Tiago e João porque a pesca não tinha sido boa. Depois da pregação, Jesus disse a ele para sair novamente com o barco.
H um texto em Mateus que nos indica que Pedro era o nico apstolo que tinha vinte e um anos ou mais.
De acordo com as Escrituras, Jesus conferiu a Simão um novo nome, Kepa – palavra hebraica que significa “rocha” ou “pedra”. No futuro, o termo seria traduzido para o grego petros e para o latim petrus, até chegar ao português “Pedro”. Para muitos, esse apelido é uma investidura de poder.
Pedro, levado por seu irmão André, foi ao encontro de Jesus. André, um experiente pescador, neste dia ele teve o melhor e maior encontro de sua vida: “Conheceu o Messias” e seu irmão Pedro estava com ele. A conclusão que eles chegaram: “Achamos o Messias” (João 1:40 a 42).
Não houve nenhuma outra palavra, quando Simão chegou diante do Senhor, Jesus disse que ele era o filho de João e seria chamado Cefas, que quer dizer Pedro. E Pedro significa pedra. Simão era volúvel, falava muito e por impulso, e, de repente, Jesus lhe disse: “Você será chamado Pedro (pedra)”.
Pedro além de ativo, era zeloso, firme e intolerante. Jesus viu nele um elemento útil para a sua igreja. Pedro foi chamado para ser “pescador de homens” (Mt 4, 19). Em Lc 22.
Quando chegaram a Cafarnaum, dirigiram-se a Pedro os que cobravam o tributo das duas dracmas e lhe perguntaram: “O vosso mestre não paga as duas dracmas?” Pedro respondeu: “Paga”. E quando Pedro entrou em casa, Jesus antecipou-se-lhe, dizendo: “Que te parece, Simão?
Jesus disse-lhe: 'Apascenta as minhas ovelhas. Em verdade, em verdade te digo: quando eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir. ' Jesus disse isso, significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus.
Jesus começa por questionar Pedro sobre o Seu amor por Ele, e cada vez que Pedro responde afirmativamente, Jesus segue com o comando de Pedro cuidar das suas ovelhas. Seu significado é que, se Pedro realmente ama seu Mestre, ele deve pastorear e cuidar daqueles que pertencem a Cristo.
Pedro, ao ser martirizado em Roma, pediu e obteve que fosse crucificado de cabeça para baixo. Pedro, finalmente tendo ido para Roma, lá foi crucificado de cabeça para baixo.
Os Discípulos mais conhecidos são os doze apóstolos: André, Bartolomeu, Filipe, João, Marcos, Judas Iscariotes ( o traidor ), Judas tadeu, Mateus, Samuel, Simão Pedro, Tiago, Tomé. Os relatos bíblicos mostram que todos que estavam com Jesus e o seguiam eram seus discípulos (Mateus 8:23).