Conta com cerca de duzentas espécies, nativas do Novo Mundo e abundantes na região neotropical. Elas cortam pedaços de folhas, que carregam para os ninhos a fim de criar os fungos que constituem o seu alimento exclusivo. No Brasil, são uma das mais importantes pragas agrícolas.
Içá ou tanajura é a formiga fêmea da saúva no período de reprodução. Em partes do Brasil é um alimento, considerado uma iguaria. As formigas são consumidas em farofas, ao natural – crua, sem misturas -, torradas com água e sal, como aperitivo, acompanhando bebidas.
R$ 150
“Ainda assim, o valor nutritivo é mínimo. O hábito de comer o inseto advém mais de sua abundância do que do teor proteico”, diz Nélson Papávaro, entomólogo aposentado da USP, especialista em formigas. Quanto aos supostos benefícios para a visão, não existe comprovação científica. “O mito não é levado a sério.
“Pedro, não existe nenhuma comprovação científica de que alimentar-se de formigas traga, de fato, algum benefício para a visão. Trata-se de mais uma solução pedagógica, só pra evitar que as pessoas rejeitem os alimentos visitados pelas formigas.
Para comer até 30 mil formigas e cupins por dia, esse mamífero precisa de habitats variados para sobreviver.
Os olhos das formigas são um pouco mais afiados que os nossos. Conseguem captar ondas de uns 350 nanômetros. Mas ainda não é o suficiente para ver um coronavírus, cujo tamanho fica entre 80 nanômetros e 120 nanômetros.
Como elas andam nesses locais, carregam micro-organismos patogênicos, como vírus, bactérias e fungos. Uma formiguinha pode causar doenças, como gripe, tuberculose, verminoses e até lepra, além de intoxicações alimentares, vômito e diarréia.
Quando muitos insetos aparecem na sua casa, como as formigas, por exemplo, é geralmente um sinal de que esse ambiente está sofrendo com o desequilíbrio energético, algo não está certo e por isso as formigas são atraídas, como um sinal, uma revelação de que precisamos enxergar isso que não conseguimos.
Eis a formiga bulldog, a mais perigosa do mundo. A Myrmecia pyriformis, conhecida como formiga bulldog, usa as suas picadas e mandíbulas para dominar e envenenar os inimigos. A formiga bulldog ganhou este nome devido à sua ferocidade e determinação com que desfere ataques.
Formiga-cabo-verde ou Tucandeira A formiga-cabo-verde (bullet) oferece a picada mais dolorosa de todos os insetos, sendo primeira posição nesta seleção. Algumas pessoas afirmam que sua picada é a pior dor conhecida pelo homem.
As picadas de abelha ou vespa podem causar muita dor, e em alguns casos, até causar uma reação exagerada do organismo, conhecida como choque anafilático, que causa intensa dificuldade para respirar.
Hipopótamo
Qual é o animal mais perigoso do Brasil?
As picadas de abelhas, vespas, vespões e formigas geralmente causam dor, vermelhidão na pele, inchaço e coceira. As reações alérgicas não são comuns, mas podem ser sérias. Os ferrões devem ser removidos e os sintomas podem ser aliviados com um creme ou uma pomada.