Significado de Traíra [Zoologia] Pode designar ainda peixes do gênero Synodus intermedius e Synodus foetens, conhecidos respectivamente como peixe-lagarto e tiravira. substantivo masculino e feminino [Popular] Pessoa que trai, que engana; traidor, enganador: trabalho com um traíra que ainda vai me causar problemas!
Devido às características carnívoras e à sua predileção pelas sombras e escuridão, o vocábulo "traíra" também é utilizado como gíria no Brasil para identificar o indivíduo traidor, que age nas sombras, sorrateiramente delatando ou prejudicando seus colegas.
As traíras vivem em rios e lagos da América Central e da América do Sul. No Brasil, há sete espécies nomeadas e pelos menos outras cinco já descobertas, aguardando um nome científico. A espécie mais comum por aqui é Hoplias malabaricus, que pode ser encontrada em quase todo o país.
Retirar os 188 espinhos da traíra pelas costas.
Pode viver mais de 18 anos. Devido à sua excelente carne, é considerado o Bacalhau Brasileiro. Pode atingir comprimento máximo de 2,10 m e 112 Kg de peso.
Diferença entre a traíra e trairão A diferença entre a traíra e o trairão está principalmente no tamanho. O peixe trairão pode chegar a pesar 10 quilos a mais do que a traíra. Outro método de verificação está na observação da língua: a da traíra é áspera, enquanto o trairão possui língua lisa.
Robison Brito fisgou uma traíra de 63 cm e 4.
Hoplias
A Traíra é um peixe carnívoro, alimentando-se de pequenos peixes, rãs e insetos. Espera a presa imóvel, junto ao fundo de lama ou em locas de pedras, desferindo um bote rápido e fatal. Na época da reprodução, as traíras se reúne em casais e preparam o lugar da desova. A Traíra é um peixe de escamas.
Reprodução: Desovam nos lagos e açudes em que vivem. Na época da reprodução, as traíras se reúnem em casais e preparam o lugar da desova.
A traíra se reproduz durante todo o ano. As fêmeas têm fecundidade relativamente baixa, que varia conforme o tamanho do peixe. Os ovócitos maduros são grandes (média = 1,5 mm).
O Brasil Rural desta sexta-feira responde a uma dúvida do ouvinte sobre a piracema, o período da reprodução dos peixes em que a pesca é proibida. Na maior parte do Brasil, o período de defeso começa a partir do dia 1º de novembro e se estende até 28 de fevereiro do ano seguinte.
Os machos atingem a maturidade sexual entre 400 g e 500 g e as trutas fêmeas acima de 600 g, por volta dos dois anos de vida.
20 quilos
Para produzir cerca de 30.
O lambari é a melhor isca natural para traíra e pode ser encontrado praticamente em todo o Brasil. São mais de 300 espécies de lambaris conhecidas e estes peixes podem ser capturados com tarrafas, pequenas varas (caniços), redes e outras armadilhas.
Experimente usar rubber. O rubber jig tem sido utilizado por muitos pescadores e se mostrado uma ótima alternativa para pescar traíra com isca artificial. Com uma aparência bastante fluida, se movimenta na água e atrai a atenção do animal. São muito recomendados para locais mais rasos, entre a vegetação.
Essas iscas conseguem trabalhar em distâncias curtas e isso é importantíssimo para a isca se mostrar ao predador numa área pequena, dando maiores chances de ser atacada.
Podemos usar uma vara de bambu, sem problemas. Nessa técnica, além do encastoado, podemos usar um chumbinho que irá servir para provocar ou chamar a atenção da traíra toda vez em que ele bater na água. As iscas que costumam dar melhor resultado são os filezinhos e as minhocas.
Seu trabalho deve ser diferente de quando estamos pescando nos locais fundos. É lançar nas aberturas, deixar a isca bater no fundo, dar dois toques curtos e secos e esperar a pegada. Se ela não vier, o pescador pode tirar a isca da água e lançar em outro ponto.
Primeiro, decida qual espécie vai querer capturar e foque nela, pesquisando todas as informações sobre o peixe que deseja capturar. As melhores espécies para se pescar no inverno são as Anchovas, Sororocas, Badejos, Olhos-de-boi no mar, e Black Bass, Truta e Carpa no rio.
No frio, alguns peixes tendem a ficar mais no fundo da água, por ser um lugar mais confortável para eles. Para a pescaria de traíra no inverno (ou outras espécies com comportamento similar), deve-se usar as iscas artificiais– como os Jigs –, que são mais lentas e, portanto, alvo fácil.
Utilize a técnica certa para a pescaria de lambari Comece procurando um lugar calmo. A profundidade que esses peixes se encontram depende muito das estações do ano: no inverno, os lambaris ficam mais para o fundo, enquanto em dias quentes, mais no raso. Em seguida, atire o anzol iscado na água e espere.
A pesca com miçangas pode ser utilizada tanto em varas de bambu como em telescópicas ou nos molinete, e os resultados são ótimos. No molinete é recomendável montar um chicote com aproximadamente 80 cm, com um chumbo na ponta da linha e a cada 15 cm um anzol, em um total de 3 anzóis.
Lua cheia: A lua cheia é para os praticantes de pesca esportiva em água salgada a melhor lua para a pesca no mar. Essa fase oferece grande luminosidade aos pescadores que podem se organizar de maneira mais assertiva e ir em busca dos peixes.
Comece pescando com iscas de hélice, sticks, poppers, zaras – o tamanho pode ser maior que o convencional para fazer barulho, provocar alvoroço, sempre pausadamente para dar o tempo para o peixe desencadear a ação.