Uma pessoa com boa resistência aeróbica pode tolerar a fadiga que causa o exercício, conseguinte manter o ritmo e a intensidade durante um tempo considerável. ... Graças à resistência aeróbica, o organismo pode manter um funcionamento eficiente perante um esforço que sustenta no tempo.
Resistência aeróbica
Alimentação, aquecimento e respiração podem ser seus parceiros neste desafio
Ela é definida como a capacidade de suportar um determinado nível de esforço durante o maior período de tempo possível. ... Por isso, a resistência aeróbia é muito necessária para maratonistas, por exemplo, pois eles necessitam de excelente condicionamento físico durante um período de tempo maior.
Os treinos que estimulam a resistência aeróbia são realizados com exercícios continuos e prolongados. O desenvolvimento da resistência aeróbia também traz grandes beneficios ao organismo, diminui a probabilidade de doenças cardiovasculares e ainda contribui para “queimar” a gordura corporal.
Graças à resistência aeróbica, o organismo pode manter um funcionamento eficiente perante um esforço que sustenta no tempo. O coração e os pulmões, que se submetem à exigência da atividade física, usam o oxigênio absorvido através da respiração em forma de combustível.
Em outras palavras, os exercícios aeróbicos aumentam a capacidade cardíaca ao mesmo tempo em que diminuem o risco de doenças cardiovasculares. Um treino aeróbico, como a corrida, também estimula a produção de novos vasos sanguíneos.
Durante a prática, são trabalhados glúteos, braços, costas e ombros. A atividade também fortalece os ossos e, por isso, é essencial para combater a osteoporose. A dica da vez é para os iniciantes, que devem inserir intervalos de descanso durante a prática até adquirirem resistência.
Quando se faz atividades por longos períodos de tempo que utilizam oxigênio para gerar energia muscular, estas são chamadas de exercícios aeróbicos. Os anaeróbicos são exercícios de maior intensidade e feitos de forma contínua, de curta duração. O exercício aeróbico utiliza oxigênio para produzir energia nos músculos.
Ajuda a baixar a pressão arterial e controlar o açúcar no sangue. Aumenta o fluxo sanguíneo para todas as partes do corpo. Fortalece os músculos, ajudando a manter a mobilidade à medida que os anos vão passando. Pelo menos 30 minutos de exercício aeróbico três vezes por semana ajuda a reduzir o declínio cognitivo.
Além disso, outros benefícios dos exercícios aeróbicos e anaeróbicos são:
O aeróbico é aquele que o consumo de oxigênio é principal fonte de energia para a queima de gordura e de longa duração. Já o anaeróbico, não utiliza o oxigênio sendo de alta intensidade e curta duração.
Exemplos de exercícios anaeróbicos incluem musculação, sprints, saltos; qualquer exercício que consista movimentos rápidos de alta intensidade. Exercícios anaeróbios são geralmente usados por atletas para desenvolver força e bodybuilders para construir massa muscular.