EQST

O Que Uma Investidura?

O que é uma investidura?

A INVESTIDURA, que é a assunção, a ligação do servidor com o cargo que irá ocupar, só se completa com a POSSE, que é a aceitação expressa pelo nomeado das atribuições, deveres e responsabilidades inerentes ao cargo, e o EXERCÍCIO, que é o início das atividades e atribuições.

O que são os vassalos?

Assim, um vassalo é uma pessoa que tem uma obrigação mútua a um senhor ou soberano, no contexto do sistema feudal da Europa medieval. A obrigação frequentemente incluía suporte militar por cavaleiros em troca de certos privilégios, usualmente incluindo posse de terras como feudo.

O que é vassalo Brainly?

Olá. Vassalo é aquele que oferece ao senhor ou suserano fidelidade e trabalho em troca de proteção e um lugar no sistema de produção.

O que eram os contratos de suserania e vassalagem?

Basicamente , o suserano dava terras ao vassalo , e em troca o vassalo deveria ser leal ao suserano . Além disso , oferecia trabalho em troca de outros benefícios , como proteção , e um lugar num sistema de produção.

O que era vassalagem entre os povos germânicos?

A vassalagem entre os povos germânicos era uma dinâmica nas relações sociais onde havia a figura do vassalo, que servia, e do suserano, que era o senhor de seus vassalos.

Como é feito o contrato de Enfeudação?

Os laços de dependência que se estabeleciam entre o suserano e o vassalo eram definidos com base no contrato de enfeudação. Esse acontecimento era realizado em cerimônias solenes. O contrato se realizava por meio de três atos, mas poucas vezes colocados por escrito.

Quais os 3 itens do contrato de Enfeudação?

Os laços de dependência que se estabeleciam entre o suserano e o vassalo eram definidos com base no contrato de enfeudação. Esse acontecimento era realizado em cerimônias solenes. O contrato se realizava por meio de três atos, mas poucas vezes colocados por escrito.

Quais são as partes que compõem o feudo?

A divisão das terras feudais eram feitas em três categorias: manso senhorial, manso servil e manso comunal. Para organizar a exploração das terras no feudo, senhores feudais e servos utilizavam uma série de critérios organizacionais.

Como se organiza a nobreza?

“Os cinco principais títulos de nobreza formam uma escadinha hierárquica que obedece à seguinte ordem, a começar do mais poderoso: duque, marquês, conde, visconde e barão.

Que fazia parte do clero?

O clero é dividido em dois grupos: o de tipo regular, formado por membros recolhidos de uma ordem religiosa, e o de tipo secular, formado por membros que vivem junto à população leiga. O grupo como um todo é representado até hoje principalmente por monges, padres, bispos, arcebispos, cardeais e o papa.

Qual é a função do servos?

Os servos compunham a sociedade feudal, eram responsáveis pelo sustento de todas as ordens feudais e deviam subordinação ao seu senhor. ... Na condição de servos, esta classe de camponeses devia realizar todo o trabalho agrícola responsável pelo sustento de todas as ordens feudais.

Quem compõe a nobreza?

O título nobiliárquico para cada indivíduo era outorgado por reis e senhores feudais segundo uma hierarquia, que se dividia, esquematicamente, entre alta nobreza e pequena (ou baixa nobreza). Na alta nobreza figuravam aqueles poucos que detinham títulos como os de príncipes, arquiduques, duques, marqueses e condes.

Quem eram os nobres na Idade Média?

Os nobres compunham a classe social detentora das forças militares e de uma parcela considerável das terras disponíveis no mundo feudal. Mediante essas prerrogativas, ocupavam junto ao clero importantes funções políticas que marcaram o período.

Quais são os três principais marcos do início da modernidade Idade Moderna )?

Já sabemos que a Idade Moderna é um período da história que se estendeu de 1453 a 1789, segundo a periodização tradicional. Os marcos utilizados para o início e o fim desse período são: Conquista de Constantinopla pelos otomanos, em 1453; Tomada de Bastilha, evento que inaugurou a Revolução Francesa, em 1789.