EQST

O Que Uma Coisa Nfima?

O que é uma coisa ínfima?

Significado de Ínfima substantivo feminino O que é muito pequeno: a arquiteta falada da mais ínfima parte da casa. Quem ocupa uma posição inferior em relação a algo ou alguém. Sem valor nem importância: a mais ínfima de todas. Etimologia (origem da palavra ínfima).

O que é um oficial subalterno?

Os oficiais estão subdivididos em oficiais generais, oficiais superiores (coronel, tenente-coronel e major), oficial intermediário (capitão) e oficiais subalternos (primeiro-tenente e segundo-tenente). Um oficial de patente exerce a sua autoridade por delegação de poderes de um soberano ou de um estado.

Qual a diferença entre as palavras subalterno e submisso?

Que tende a ser obediente; dócil. "Assim, enquanto "subalterno" diz respeito a uma pessoa pessoas que está sob ordens de outra pessoa, em um cargo dentro de uma empresa, por exemplo, "submisso" diz respeito a uma pessoa que está em uma posição inferior mas não necessariamente de cargos.

Quais bens podem ser penhorados no processo de execução?

Pode-se penhorar parte desses valores ganhos, como salários, vencimentos, subsídios, soldos, remunerações, proventos de aposentadoria, pensões, pecúlios e montepios caso o valor recebido exceda a sua necessidade de subsistência ou em situações em execuções de alimentos.

Quais são os bens penhoráveis?

Da mesma forma que acima descrito, os bens de uso pessoal de elevado valor são penhoráveis. Os móveis, pertences e utilidades domésticas que se encontram na residência do executado e possuem elevado valor são passíveis de penhora. Nesse caso, entram bens como lustres e tapetes.

Quais dívidas podem penhorar bens?

São impenhoráveis, no caso das dívidas no cartão de crédito e no cheque especial, o único imóvel; móveis e objetos de utilidade doméstica; roupas e pertences de uso pessoal; salários, rendimentos relacionados a investimentos para a aposentadoria e pensões; livros, máquinas, ferramentas, utensílios, ou outros bens ...

Quais são os bens impenhoráveis de modo absoluto no processo civil?

Do mesmo modo, são absolutamente impenhoráveis o seguro de vida, os materiais usados em obra não acabada, a pequena propriedade rural, os recursos públicos recebidos por instituições privadas para aplicação em saúde, educação ou assistência social, o valor depositado em caderneta de poupança que não exceda 40 (quarenta ...

Tem legitimidade ativa na execução?

A legitimidade ativa, na execução, pode ser ordinária ou extraordinária, originária ou sucessiva, pertinente aos que podem prosseguir em execução já intentada. A legitimidade ativa ocorre quando em nome próprio, o sujeito pleiteia direito próprio.

Quais são os bens que não estão sujeitos a execução?

Não estão sujeitos à execução os bens que a lei considera impenhoráveis ou inalienáveis” (art. ... XI - os recursos públicos do fundo partidário recebidos, nos termos da lei, por partido político. Tudo isso, em respeito à dignidade humana (CF, art. 1º, III) e ao menor sacrifício do devedor.

O que é uma execução frustrada?

A execução frustrada é aquela na qual o devedor não possui bens penhoráveis, ou se existirem, os mesmos já estão gravados por outras dívidas, e incapazes de suportar a execução.

Não estão sujeitos a execução os bens que a lei considera impenhoráveis ou inalienáveis?

832 do Novo CPC. Art. 832. Não estão sujeitos à execução os bens que a lei considera impenhoráveis ou inalienáveis.

Quais são os bens inalienáveis?

Os que não podem ser doados, vendidos ou penhorados, em virtude de lei ou de cláusula contratual, com as exceções de lei.

Quais os tipos de bem de família?

BEM DE FAMÍLIA LEGAL: É a casa, a residência, ou moradia onde vive o núcleo familiar, que goza do benefício da impenhorabilidade, independentemente de sua inscrição no cartório de registro imobiliário.