Definição - segundo a DIN 8580, aplica-se a todos os processos de fabricação onde ocorre a remoção de material sob a forma de cavaco. Usinagem - operação que confere à peça: forma, dimensões ou acabamento superficial, ou ainda uma combinação destes, atravéz da remoção de material sob a forma de cavaco.
Fresamento é um processo de usinagem para criar engrenagens, estriados e coroa de comando usando uma máquina de fresa caracol, que é um tipo especial de Fresa. Os dentes ou estriados ou filetes, são cortados progressivamente na peça por uma série de cortes feitos por uma ferramenta de corte chamada de Caracol.
Em resumo, usinagem consiste em um processo mecânico de desgaste da matéria bruta (ou matéria-prima) dando origem a uma peça de formato específico. Ela é uma alternativa a outras formas de processos de produção, como a moldagem e a fundição.
A usinagem é um processo que vai desde a fabricação de peças para automóveis até a cópia de uma chave, por exemplo. A obtenção de peças usinadas em série e por um custo baixo é uma das finalidades da usinagem de peças, além da criação de qualquer tipo de objeto a partir de um bloco sólido de matéria-prima.
Os métodos de usinagem não-convencionais são classificados de acordo com o número de ações de usinagem que causam a remoção do material da peça. Nesses processos, apenas um tipo de ação de usinagem é usado na remoção de material.
Na prática isto significa submeter um material bruto à ação de uma máquina e/ou ferramenta, para ser trabalhado. Existem vários processos de usinagem, entre eles serramento, aplainamento, torneamento, fresamento (ou fresagem), furação, brochamento, eletroerosão, entre outros.
Assuntos: Qual das alternativas NÃO é um processo de usinagem? a) Torneamento.
A usinagem é dividida em dois grupos: 1) Usinagem utilizando ferramentas com geometria de corte definida: Torneamento, furação, fresamento, serramento, aplainamento, limagem, brochamento, escovamento, rasqueteamento (ou seja, tudo que você consegue medir a geometria de corte).
Definição: A fresagem ou fresamento é um processo de usinagem onde a remoção é realizada através do movimento de corte circular é realizado pela ferramenta, e o movimento (relativo) de avanço é realizado pela peça.
Geralmente, os inúmeros modelos de ferramentas industriais de corte podem ser classificados em lineares e rotativas, tais como: brocas, escareadoras, fresas e serras, além das serras lâmina para corte de paletes e serras de fitas.
Para uma operação de usinagem, o operador considera princi- palmente os parâmetros: velocidade de corte, identificada por vc; • avanço, identificado pelas letras s, ou f. São esses os parâmetros que estudaremos com mais detalhes nesta aula.
Pressão específica de corte. A determinação desses fatores depende de muitos fatores: o tipo de operação, o material a ser usinado, o tipo de máquina-ferramenta, a geometria e o material da ferramenta de corte.
Regiões de ação do fluido de corte Page 2 2 Usinagem – Fluido de Corte Características de um bom fluido de corte: Bom refrigerante: baixa viscocidade a fim de que flua facilmente; • capacidade de “molhar” bem o metal para criar um bom contato térmico; • alta calor específico e alta condutividade térmica.
A velocidade de corte varia dependendo do tipo e dureza da peça usinada. É necessário selecionar uma classe adequada à velocidade de corte. Aumentando a velocidade de corte em 20% a vida da ferramenta diminui para 1/2. Aumentando a velocidade de corte em 50% a vida da ferramenta diminui para 1/5.
A velocidade de corte no lixamento é a velocidade com a qual a ferramenta se move. A escolha da velocidade de corte ideal no lixamento depende principalmente do material a processar. ...
Os parâmetros que descrevem o movimento da ferramenta e/ou peça são: freqüência de rotação, velocidade de corte e velocidade de avanço. As dimensões do corte são: profundidade de corte e penetração de trabalho.
Parâmetros de corte são grandezas numéricas que definem, na usinagem, os diferentes esforços, velocidades, etc. a serem empregados. Eles nos auxiliam na obtenção de uma perfeita usinabilidade dos materiais.
➢ Movimento de corte: É o movimento entre a ferramenta e a peça que provoca remoção de cavaco durante uma única rotação ou um curso da ferramenta. Geralmente este movimento ocorre através da rotação da peça (torneamento) ou da ferramenta (fresamento).
Constatou-se que o fator mais degradante da resistência à fadiga é o avanço, seguido pela profundidade de corte e velocidade de corte. Pode- se constatar também, uma significativa relação entre tensão residual e limite de resistência à fadiga, principalmente para valores altos de rugosidade superficial.
FÓRMULAS PARA TORNEAMENTO
Fórmulas Básicas para Calcular Parâmetros de Corte
Como calcular a rotação de uma fresa de 3,0mm de diâmetro usinando Ferro Fundido. Onde desejamos uma rotação que a Velocidade de Corte da ferramenta seja de 30m/ min? rpm = 30 000 / (3,0 * 3,14) rpm = 3 184 rpm (não esqueça que a Velocidade de Corte de 30 m/min é 30 metros por minuto!
Fórmula para calcular rpm: Ns = (120 x F) / N° de polos.