Movimentos involuntários referem-se a espasmos, tremores ou movimentos descoordenados que podem acompanhar algumas formas de doença neurológica, como a doença de Huntington. “Involuntário” significa que você não tem controle sobre esses movimentos e eles às vezes podem ser agravados por certas atividades. Os movimentos involuntários são comumente chamados de tiques, tremores, atetose ou distonia.
Os movimentos de protrusão e retrusão acontecem no plano sagital. Eles também são relacionados ao eixo transverso, mas ao invés de somente movimentar ao redor dele, esses movimentos também ocorrem paralelos a ele.
Esse artigo irá trazer alguma luz sobre o assunto ao explicar os vários tipos de movimentos do corpo humano. Eles serão agrupados em pares de agonistas e antagonistas (ações que se opõem uma à outra) e em certos grupos musculares.
Um tremor é um simples tremor ou tremor de qualquer parte do corpo. Os movimentos geralmente não são tão pronunciados como na mioclonia. Tende a ser mais perceptível nas mãos e muitas vezes aumenta com o estresse, mesmo em crianças.
Dr Diego de Castro é Neurologista e Neurofisiologista pela USP especialista em Doença de Parkinson e Distúrbios do Movimento. Dr Diego de Castro também é membro da Academia Brasileira de Neurologia (ABN) e da Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica (SBNC).
Movimentos involuntários . São aqueles em que a consciência não intervém, mas ocorrem “automaticamente”, por isso também são chamados de movimentos reflexos. Muitos, por esse motivo, ocorrem em indivíduos adormecidos ou em coma. Geralmente são rápidos, involuntários e geralmente dependem da intensidade do estímulo que os causa.
Haverá uma vontade irresistível de mover as pernas para aliviar as sensações desconfortáveis; dificuldade para dormir, com exaustão diurna e incapacidade de concentração; e às vezes depressão e ansiedade devido ao efeito na qualidade de vida.
Esse tipo de espasmo é muito comum durante o sono, principalmente nas transições entre o sono superficial e o profundo. São aqueles que geram na pessoa a sensação de estar caindo.
Se for maligno, significa que é câncer e deve ser tratado. Isso envolverá alguma combinação de cirurgia, radioterapia e quimioterapia, seguida de terapia especializada para ajudar na recuperação.
Se não for tratado, o hipertireoidismo pode causar graves anomalias do ritmo cardíaco e osteoporose. Um endocrinologista pode diagnosticar a doença por meio de um exame físico e um simples exame de sangue.
Os tiques são movimentos repentinos e repetitivos. Eles são classificados como simples ou complexos, dependendo se envolvem um número menor ou maior de grupos musculares. Por exemplo:
Em jovens, os tiques ocorrem mais frequentemente com a síndrome de Tourette. Os tiques motores que ocorrem como resultado dessa desordem podem desaparecer por curtos períodos de tempo.
Conforme artigo publicado no JAMA, outros sintomas podem ocorrer juntamente com movimentos involuntários, dependendo da causa.
O hipertireoidismo pode ser causado por doenças autoimunes, como a doença de Graves; por crescimentos benignos na tireóide; ou por inflamação da glândula, chamada tireoidite.
Tremores são movimentos rítmicos incontroláveis de um membro ou parte do corpo. É importante notar que tremores são diferentes de espasmos musculares e contrações musculares. No tremor, os movimentos geralmente são menos pronunciados.
Para compreender colegas estudantes de medicina e médicos, você precisa possuir um excelente conhecimento da linguagem anatômica. Isso pode simultaneamente ser uma benção e uma maldição. Se você vê o copo meio cheio, a linguagem é extremamente precisa e exata, não deixando margem para erros, interpretações equívocas ou falhas de comunicação. Se você vê o copo meio vazio, só existe um termo específico que pode descrever de maneira precisa uma estrutura, um movimento ou uma relação anatômica, o que significa que existem muitas palavras que você precisa aprender para se tornar fluente nessa linguagem.
Existem vários exemplos de movimentos involuntários. Alguns destes são o resultado de distúrbios hipercinéticos. É o caso dos movimentos que caracterizam a doença de Parkinson.
Bócio, ou inchaço da glândula tireóide, pode aparecer na base do pescoço. Os globos oculares podem se projetar e ficar irritados, uma condição chamada oftalmopatia de Graves.
Movimentos voluntários . Como dissemos, são aqueles em que a consciência intervém, para que possamos decidir se os fazemos ou não, de que forma e por quanto tempo. Em geral, eles têm um propósito específico e são aprendidos, ou seja, sua realização depende da prática, e não podemos realizá-los inconscientes ou dormindo. Esses movimentos ocorrem de acordo com o seguinte esquema:
A Mayo Clinic explica que os Movimentos Involuntários podem ser classificados de várias maneiras. Um dos agrupamentos mais básicos é:
Espasmos podem ocorrer por uma variedade de razões: um trauma súbito ou extensão da coluna vertebral ou dos músculos e tecidos que a suportam, tal como ocorre em uma entorse, ou algum outro tipo de distúrbio mecânico que possa provocar a compressão ou irritação do nervo espinhal.
A distonia é um distúrbio neurológico dos movimentos. Como se trata de uma doença principalmente hereditária, a distonia pode causar contrações musculares involuntárias graves, que podem interferir na sua vida cotidiana.
Também conhecida por mioclonia sintomática, geralmente ocorre como resultado de outra doença ou condição médica, como lesão na cabeça ou na medula espinhal, infecção, falência do rim ou fígado, doença de Gaucher, envenenamento, privação de oxigênio prolongada, reação a medicamentos, doenças autoimunes e metabólicas.
Chamada de mioclonia do sono, essa condição envolve pequenos espasmos e tremedeiras repentinas que acontecem enquanto a pessoa dorme. É um sintoma involuntário, afetando músculos menores e causando movimentos principalmente dos braços ou das pernas, assemelhando-se a espasmos musculares.
Não existe cura para a síndrome de West, apenas um controle das crises que acontece gradativamente ao realizar o tratamento corretamente. Por isso, é importante diagnosticar e tratar a criança precocemente, já que o objetivo do tratamento é diminuir os sintomas e corrigir as anormalidades do cérebro.
A hipsarritmia também pode desaparecer ou se transformar no decorrer do tempo. Comumente as pessoas com síndrome de West têm uma pequena expectativa de vida .
Espasmos infantis são convulsões caracterizadas por flexão súbita dos membros superiores, seguida de flexão do tronco, extensão dos membros inferiores e hipsarritmia ao EEG. Os espasmos infantis duram poucos segundos e podem repetir-se várias vezes ao dia.
Os espasmos normalmente começam quando as crianças têm menos de um ano de idade. Eles podem parar aos cinco anos de idade, mas frequentemente, ocorre o desenvolvimento de outro tipo de convulsão.