EQST

O Que Trabalhado Na Educaço Infantil?

O que é trabalhado na educação infantil?

Trabalhar com educação infantil não é nada fácil. ... Segundo o Referencial Curricular de Educação Infantil, existem seis eixos temáticos para se trabalhar com crianças até cinco anos de idade, são eles: movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, matemática, e natureza e sociedade.

Qual a importância de se trabalhar com intencionalidade pedagógica na educação infantil?

Intencionalidade pedagógica é ir além do simples planejamento de conteúdos. É agir de forma adequada para se alcançar objetivos que são essenciais no processo ensino-aprendizagem. ... Uma sucessão de incansáveis etapas do dia, marcadas pelo tempo do relógio, tempo de cada criança e dos professores e equipe pedagógica.

Qual o objetivo da educação infantil hoje?

Mas qual a finalidade da educação infantil? Seu principal objetivo é promover nos pequenos estudantes o desenvolvimento dos aspectos físico, motor, cognitivo, social e emocional, além de fomentar a exploração, as descobertas e a experimentação.

Como a educação infantil era vista?

Antigamente a educação infantil era pouco apreciada no mundo todo, não diferente aqui no Brasil, quando surgiram as instituições de educação infantil eram resumidamente um “depósito de crianças”, onde só cuidavam e não educavam, ou seja, as crianças não tinham contato algum com o conhecimento, não tinham ensino- ...

Como e quando surgiu a educação infantil?

Nas décadas de 70 e 80 essa realidade começou a mudar com o surgimento de estudos e novas concepções sobre a infância. O primeiro grande marco na história da educação infantil veio com a Constituição de 1988, que reconheceu – pela primeira vez – a creche e a pré-escola como parte do sistema educacional no país.

Como se iniciou a educação infantil no Brasil?

Em 1888, devido à grande pressão dos movimentos feministas e dos movimentos sociais, a Constituição reconhece a educação em creches e pré-escolas como um direito da criança e um dever do Estado. ... Há um fortalecimento da nova concepção de infância, garantindo em lei os direitos da criança enquanto cidadã.

Como surgiram as primeiras creches?

As primeiras creches surgiram no século XIX na Europa e no início do século XX no Brasil, precedidas pela estruturação do capitalismo, a crescente urbanização e a Page 2 necessidade de reprodução da força de trabalho composta por seres capazes, nutridos, higiênicos e sem doenças.

Como era a educação infantil na antiguidade?

Nas sociedades antigas, o status da criança era nulo. A Educação Infantil nem sempre teve um lugar de destaque na formação da criança pequena. Surgiu como uma instituição assistencial que vinha com objetivo de suprir as necessidades da criança e de ocupar, em muitos aspectos o lugar da família.

Como era a educação antiga?

Antigamente, a educação acontecia por meio da imitação – inconsciente e consciente das coisas. Podemos dizer que o grande marco da educação na antiguidade foi o aparecimento da escrita. Antigamente também tínhamos a divisão no que concerne a educação: ela era diferente entre os governantes e os súditos.

Qual era a função da escola de educação infantil de antigamente?

A Educação Infantil tinha como funções preparar os cidadãos para um futuro funcional na pátria, inculcando valores, sentimentos e comportamentos relacionados à ordenação e tradições. ... O tripé cuidar, educar e brincar proporcina às crianças o pleno desenvolvimento de suas funções cognitivas, afetivas e mentais.

Como é dividida a Educação Infantil?

Este projeto atende a crianças de 0 a 5 anos e se divide em duas etapas: a creche (0 a 3 anos) e a pré-escola (4 a 5 anos). ... O contorno de seis anos, atualmente presente na LDBEN, deverá ser reduzido para cinco anos de idade, no caso da pré-escola (art. 30, inciso II, da LDB).

Como é dividida a educação básica?

A educação escolar brasileira divide-se em dois níveis: I - Educação básica, que compreende a educação infantil (de 0 a 6 anos), O ensino fundamental (de 7 a 14 anos) e o ensino médio (de 15 a 17 anos).

Como é dividida a Educação no Brasil?

Ensino Fundamental: duração de 9 anos, com alunos de 6 a 14 anos; Ensino Médio: duração de 3 anos, com alunos de 15 a 17 anos; Ensino Médio Técnico: escolas podem oferecer cursos técnicos em períodos contraturnos – que são os períodos extraclasse – para seus alunos. A duração é variável, podendo ser de 1 a 3 anos.