EQST

O Que Tendncia Pedaggica Progressista Libertria?

O que é tendência pedagógica progressista libertária?

A pedagogia progressista libertária é uma pedagogia de liberdade no sistema escolar, o indivíduo é visto como produto social. ... O objetivo dessa pedagogia é moldar a personalidade dos alunos, sendo uma pedagogia anti-autoritária.

Quem é o centro do processo de ensino e de aprendizagem na tendência pedagógica tecnicista?

1.

Qual teoria que faz parte das tendências progressistas?

Segundo Libâneo, a pedagogia progressista designa as tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação. As tendências progressistas libertadora e libertária têm, em comum, a defesa da autogestão pedagógica e o antiautoritarismo.

Qual o papel do professor na pedagogia progressista?

De acordo com essa pedagogia, o papel do professor é ser o mediador entre o aluno e o conhecimento, como explanado a seguir. A Educação Progressista considera o indivíduo como ser que constrói a sua própria história. ... Os interesses, temas e problemas do cotidiano do aluno passam a fazer parte do conteúdo ensinado.

O que é ser um professor progressista?

Pedagogia progressista é um termo utilizado para designar as tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sócio-políticas da educação. ... Na verdade, é dessa integração que resultarão os princípios de um novo projeto de fazer pedagógico.

Quem são os educadores progressistas?

Os Pressupostos da Metodologia Progressista levam em consideração o indivíduo como ser que constrói a sua própria história. Consiste em desenvolver atividades de ensino, nas quais, o centro do processo não é o professor, mas o aluno que se torna sujeito de seu aprendizado.

Como deve ser a relação do professor com o aluno?

A relação educador x educando não deve ser uma relação de imposição, mas sim, uma relação de cooperação, de respeito e de crescimento. O aluno deve ser considerado como um sujeito interativo e ativo no seu processo de construção de conhecimento.