Que tipo de esforços agem sobre uma treliça? São sistemas constituídos por elementos indeformáveis unidos entre si por articulações, consideradas perfeitas, e sujeitos apenas a cargas aplicadas nas articulações (nós). Assim os elementos (barras) ficam exclusivamente sujeitos a esforços normais, de tração ou compressão.
São eles: treliças planas, vigas treliçadas, treliças espaciais, blocos de alvenaria estrutural, vigas, pilares, lajes, grelhas e cascas cilíndricas.
O grau de hiperestaticidade é igual ao número de ligações que podem ser eliminadas de forma a que a estrutura se torne isostática, portanto, uma estrutura isostática é considerada com grau 0 de hiperestaticidade. Estas estruturas não podem ser calculadas apenas com às equações de equilíbrio da estática.
Para ser isostática, uma estrutura deve obedecer a essas duas condições. ... Define-se grau de hiperestaticidade como o número de ligações que podem ser suprimidas de uma estrutura hiperestática para transformá-la em uma estrutura isostática.
A metodologia utilizada pelo Método das Forças para analisar uma estrutura hiperestática é: “somar uma série de soluções básicas que satisfazem as condições de equilíbrio, mas não satisfazem as condições de compatibilidade da estrutura origi- nal, para na superposição restabelecer as condições de compa- tibilidade.”
Conforme foi introduzido na Seção 2.
Uma rótula Gerber (ou dente gerber) é um elemento de apoio de uma viga Gerber, que permite uma simplificação na determinação das equações de momento fletor e esforço cortante, apenas pelos princípios da estática.
Vinculação rotulada As vinculações rotuladas são as mais flexíveis dentre as três, indicando que o momento que a viga repassa ao pilar é nulo. Isto faz com que o dimensionamento do pilar seja menos robusto, visto que os momentos agindo sobre ele são menores.
A rótula são descontinuidades criadas para anular os momentos fletores em determinados pontos. Essas estruturas são as chamadas vigas Gerber e sua maior aplicação é em pontes. A viga Vierendeel é um sistema estrutural formado por barras que se encontram em pontos denominados nós, assim como as treliças.
Para engastar uma viga no programa, acesse o menu Modelo - Vigas - Engastar (botão ). De modo geral, o engastamento deve ser utilizado havendo a sua necessidade, uma vez que tende a aumentar os esforços da estrutura, deixando-a mais onerosa do que modelos que permitem algum deslocamento.